TRANSLATOR( BLOG OR POST)

3 de ago de 2015

Para quem gosta de plantar e colher


A temperatura deste inverno está deixando as plantinhas e flores bem doidinhas. Ou como se diz em Portugal: Giras!

Para minha alegria, as frutinhas estão a toda nas árvores miniaturas. Esta amoreira tem menos de dois metros, está plantada num vaso aqui em casa há pouco mais de um ano e está repleta de frutos. Azedos como vinagre, por enquanto, mas ficarão doces com muito sol.

Olha a fartura da primeira frutificação! Meia dúzia de galhos e já estão carregadinhos. Até os menores. Dá pra ver como essa plantinha tem trabalhado bem. A irmã dela também está carregadinha, mas todos os frutos estão extremamente verdes. Parecem lagartas.

Quer ver algumas amoras mais de perto?


Coisa linda, não? 

Para quem tem vontade de ter uma plantinha dessas, basta ter uma varanda com meio dia de sol e um vaso de 45/ 50cm de diâmetro. Pouco exigente quanto ao solo e cuidados, resiste ao vento e aceita ser podada no tamanho que quiser. 

As mudas cabem bem no orçamento e de onde eu comprei enviam com todo cuidado, com instruções e tudo. Procure por mudas frutíferas anãs. Prefira as que são de enxertia ou alporquia, o que as faz produzir com poucos anos.

Dica de saúde: as folhas da amoreira tem propriedades medicinais (veja aqui ).

E olha o exibido pé de limão. Enche de flores e de bolinhas e depois.. ó tristeza, ainda não consegui um fruto, apesar de dar nutrientes, água e sol. Não se pode ter tudo, mas desta vez faço fé.

Por enquanto vou cheirando as flores e torcendo.

3 comentários:

Justine disse...

Linda, a tua amoreira! E deste-me uma idéia, para a árvore a plantar no local onde secou um diospireiro! Vai ser uma amoreira.
Boas colheitas!

Clarice disse...

Justine, eu ando numa febre de plantar frutíferas agora. Mas a ansiedade de vê-las florescendo e dando frutos é uma agonia.

Boa sorte com a nova planta, ela é realmente muito fácil de cultivar e já que podes plantar no chão, imagine quantos doces, geleias e molhos !
Abração.

Dalva M. Ferreira disse...

Que coisa linda, Claire! Parabéns pelas suas plantações.