TRANSLATOR( BLOG OR POST)

12 de fev de 2015

Sinta-se paulistano

A variedade de sotaques é fichinha com o que tem de expressões e manias em cada estado, cada cidade, cada bairro, neste Brasil imenso.

Não é  raro raro alguém dizer uma besteira ou não conseguir se entender, porque o que vale aqui não vale noutro canto.

Para se sentir paulistano, olha só o que você precisa saber. Muito bom! Tenha paciência(se não for paulistano) e espere todos os banners abrirem.

Pipocando sobre o mesmo tema:

Aqui em Floripa fizeram um dicionário que ficou devendo muito, muitíssimo. Tem expressões gaúchas, outras que nunca se ouviu alguém falar, que não significam exatamente o que está escrito. Pobrinho. Parabéns se você gostou, mas no que me tange nem recomendo. Melhor sentar ao lado de um pescador bem manezinho e tentar entender o que ele fala, naquela velocidade estonteante, e chiados trazidos de Portugal, embalados por uma entonação encantadora.

Lembro que trabalhei com Wálter, que falava a mil por hora, chiado, cantado e tinha barba comprida. Parecia que as palavras saíam do queixo e não da boca, que ele mantinha quase fechada.Volta e meia eu parava, quase uma estátua, ouvia, não entendia lhufas. Ele ria. Atendia meu pedido e "traduzia" para a minha velocidade. Rendia boas gargalhadas. Intão intão!

Já em Sampa é outro babado!

4 comentários:

São disse...

Oh, minha querida, que chiados são esses?!

Gostei do texto e de ir ver o link , rrsss

bons somjos

Clarice disse...

São, se "queresh" saber, "moshtro-te"!

Aqui o "s" é pronunciado como se fosse sh" ou "x", principalmwnte no final dash palavrash.

A colonização da ilha é portuguesa e vocês falam um "s" que tem essa característica.
Abraço.

S. disse...

Me diverti muito lendo o texto e o link.Sou paulista do interior e me identifiquei com muita coisa.Adoro São Paulo e o engraçado que eles sempre me perguntam se sou gaúcha.Vai entender... Qualquer dia pergunto porque...rs

Adorei, querida.
Beijinho.

Clarice disse...

S., que bom que você gostou. Paulista tem muitos sotaques. Os que puxam o "r" parecem mesmo gaúchos, ou catarinas do interior,mas aquele sotaque caipira é único.
Abraço.