TRANSLATOR( BLOG OR POST)

9 de fev de 2015

Gotas que valem ouro

As próximas guerras serão por água. Israel e Palestina já se arranham (também) por causa dela. Quem tiver água será rico e alvo de ganância.  Quem souber usar será sábio.

Vá lá que você já viu e ouviu dicas de todos os tipos, mas arrisco a colocar mais algumas aqui. 

- Se você colocar uma vasilha sob seus pés enquanto toma banho, vai aprender duas coisas: a ter noção de quanto consome em cada banho e a usar a água no vaso sanitário.

- Caixas de descarga de vaso sanitário gastam, em média, de 15 a 20 litros por acionamento. Se há poucas pessoas na sua casa, use duas ou três vezes para fazer xixi antes de dar descarga. Só aqui são mais de 100 litros economizados por pessoa, por dia.  

- Ao contrário do que dizem nas academias, faça xixi enquanto toma banho, de preferência bem no início dele. É mais uma economia de 15 litros por dia, por pessoa
Ensine seus filhos a fazerem o mesmo. A água que escorre no ralo durante o banho é mais que suficiente para que não cause cheiro, mas, se preferir, coloque água sanitária no ralo uma vez por dia. 
Lembra que urina cura frieira? Pois é!

- Se for reformar seu banheiro, aproveite para colocar pia ecológica (escolha um modelo aqui ou invente o seu), que desvia a água da pia direto para o vaso sanitário, ou para a caixa d'água. Há modelos para cozinha, também.

- Não use o vaso sanitário como lixeira.

- A água com sabão da máquina de lavar serve para o vaso sanitário, para lavar panos de chão e calçadas. A água do ciclo com amaciante serve para os mesmos fins. Varia de máquina para máquina, mas em média são mais de 200 litros de água por lavagem.

- Só lave roupa quando a capacidade de roupas da máquina estiver no máximo. Peças como calcinhas e sutiãs podem ser lavadas num balde(sutiãs primeiro) e a água jogada no vaso sanitário.

- Aproveite o verão e corte a cabeleira comprida. Para lavar os cabelos as donzelas e mancebos de longas madeixas podem gastar 50 litros por lavagem. Só para lavar o cabelo! Alguns gastam até mais.

- Supervisione o tempo de banho de crianças.

- Se ainda não tiver, coloque calhas nos telhados e acumule água em caixas próprias para isso, com tampa. Algumas tem torneirinhas, o que facilita. Só use para limpeza e regas. Não beba nem cozinhe com ela.

-Quando chover, junte água em vasilhas, mas não esqueça de cobrir para não criar mosquitos.

-Ah! Tem piscina? Concorda que não precisa de toda a profundidade dela para se refrescar, pelo menos enquanto o abastecimento não volta ao normal? Se baixar meio metro não vai estragar a vista nem a piscina, certo? Então, use essa água para o vaso sanitário, para limpar o chão e calçadas. 
Faça um exercício de matemática e imagine quantas piscinas existem na cidade de São Paulo, por exemplo. Percebeu? Agora imagine que cada casa com piscina use a água dela por uma semana em lugar da que vem da rua. 

- Aprenda a lavar louça dentro de uma bacia e não embaixo da torneira aberta. Você vai economizar também detergente. Os detergentes são muito bons e dão conta da sujeira e gordura das louças. Enxágue com água quente, se preferir. Sabão limpa; água lava.

- Só lave louças na máquina com a capacidade total de louça suja.

-Acostume-se a raspar os resíduos de pratos e vasilhas com papel toalha ou até jornal. É impressionante o que essa simples medida economiza de água. Além do que evita entupimentos dos canos da pia!

- Vi que alguns jovens em São Paulo estão levando copos e canecas para os bares para tomar sua cervejinha. Ou usam copos descartáveis. Que maravilha!

- Como medida de emergência, se for o caso, use pratos e copos descartáveis pelo menos uma vez por semana. Mande os copos para a reciclagem.

- Não lave o carro durante essa crise. Afinal, você senta dentro dele, não fora. Se puder, compre e use produtos para lavagem a seco. É só pesquisar. Tem de todo preço e funcionam.

Estimule a economia no ambiente de trabalho. Lá também há muito desperdício.

5 comentários:

Anônimo disse...

Compartilhado. veja lá ! Parabens pelo texto ou conica-----https://www.facebook.com/neu.costa

Clarice disse...

Valeu, vizinho!
Saí do facebook. Não sobra tempo pra tanto click.
Abraço.

Anônimo disse...

Bons tempos dos cabelos compridos e lavadas com água de fonte.
Sim, usar com sabedoria é preciso.

Nice disse...

Eu não sou um anônimo, sou tua irmã...

Clarice disse...

Nice, pois...
Por coincidência ou não, estou com um texto que fala das águas de Seara.
Abraço.