TRANSLATOR( BLOG OR POST)

21 de mai de 2014

"Ripa na xulipa...."

Que saudade desse moço narrando as peripécias da bola!

Essa linguagem de narrador de futebol é de arrancar os neurônios de desavisados.  A gíria para descrever passes e dribles é uma maravilha. Até a definição de áreas do campo, como zona do agrião, por exemplo. Você sabe o que é? 

Mesmo quem não é muito chegado a um gramado e uma bola com 22 marmanjos correndo atrás dela(como disse a menininha surpresa: Por que não dão uma bola pra cada um deles, coitadinhos!), vale uma visita a este site  (http://jangadabrasil.com.br/revista/junho91/al91006a.asp) e
também este (http://deolhonogol.blogspot.com.br/2009/10/pequeno-dicionario-da-giria-do-futebol.html).

Já que esse evento promete uma vergonha generalizada pela falta de estrutura(se eu fosse estrangeira jamais viria para essa Copa no Brasil), pelo menos vamos aproveitar para aumentar os conhecimentos sobre o assunto.

Brasileiro é de uma fé inigualável. Mesmo sabendo que os pobres turistas vão amargar horas de aeroporto e caminhadas extras para assistir jogos, fora a bagunça das manifestações, que já ninguém aguenta mais, fiz minha fezinha e pendurei uns verde-amarelos na sacada. Quem sabe isso ajude a reduzir o constrangimento, se nosso time ganhar algum jogo.

Ai Zuzuis! Nem lençol, nem chapeu, nem o drible da vaca vão salvar essa jogada.

Quem sabe uma caneta?


Assista em tela cheia e pule o anúncio do início, que é uma chatice. Explore os outros vídeos e divirta-se! Recomendo o "15 minutos de puro futebol engraçado". Você vai se achar um craque.

2 comentários:

São disse...

Eu gosto imenso de futebol como jogo e como demonstração do que é um verdadeiro trabalho de equipa.

Há jogadas verdadeiramente fabulosas e jogadores extraordinários!

Mas ir daqui ao Brasil, mesmo que economicamente me fosse viável, não iria e aqui, em Portugal, já não se suportam horas longas e intermináveis diaraiamente falando sobre futebol...e sem a contrapartida de um só programa cultural!!

Beijinhos, bella

Justine disse...

Não consigo mesmo achar graça ao futebol! Eu que gosto tanto do Brasil, não iria na altura da Copa mesmo que me oferecessem a passagem...
<mas gostei de te ler - aprendi coisas que não sabia :-))))))