TRANSLATOR( BLOG OR POST)

2 de jan de 2014

Cansada disso

E ai? Mudou alguma coisa de ontem pra hoje? 

Passada a ressaca...

O ser humano é tão programável, tão permeável. Difícil não deixar transparecer essa alegria programada de horas e depois, cara, o que vem depois?

Fiquei um dia inteiro sem telefone. Último dia do ano. Só acesso tv por internet, que vem por telefone, porque a SKY, essa joia, demora mais de uma semana pra substituir um controle remoto. Então, fiquei sem Tv, sem telefone, sem conexão. Nada de fogos. Só os daqui. Muitos.

Nada de reveillon de rotina. Fiz o meu. Debaixo de chuva. Comi um porquinho e chupei umas uvas.  Champanhe atrás da orelha. A romã me espera no refrigerador. A onda me carrega.

Hoje acordei, a conexão voltou, vi os mesmos fogos de dez anos seguidos e as notícias continuam as mesmas. Controle remoto chega em 7 dias.

Quando aprendi a filosofar, mal sabia dessa armadilha que é estar consciente da hipocrisia, da mesmice, da enganação. E de cair nela pra fazer sentido. No dia seguinte recolhem setenta toneladas de lixo só numa praia.

Melhor comemorar quando o sol bate no olho, de manhã, enquanto leva o cãozinho pra fazer xixi, pra ter certeza de que vem mais um dia por aí. Limpo. O resto é evolução da humanidade. 

Henry Thoreau e sua Pandora. O ano que finda sempre é uma praga a ser abandonada. Que venha a peste de Camus no próximo ano, certo? Que apague da história esses mandantes coreanos, sírios, brasileiros, israelenses, russos, sudaneses, americanos, paquistaneses, afegãos, caramba, quantos!... Assim o mundo será..., ai! ai! sei não. Quando se pensa que não pode ser pior, surge uma dilminha medíocre e nos bota na cesta do pão e circo.

Na geladeira o champanhe choca esperando um motivo.

Enquanto isso eu amanheço e comemoro a vida. Simples assim. Sem tv, sem conexão, sem telefone.



Um comentário:

Anônimo disse...

Clara
Acho que um dos piores pesos que um ser humano pode carregar é a lucidez.Ser capaz de ver alem do que parece ser. Esta capacidade entretanto nos permite outro ângulo do que é concreto, não visível aos que se envolvem no turbilhão do manipulável.
Vc sabe como ninguem ver o real; o céu azul, o mar, as flôres, os amigos, as gaivotas.
Estas maravilhas podem acrescentar a cada minuto música e poesia em nossas vidas levando-nos para alem, muito alem do que a mentira propôe. Muitos beijos LÊ