TRANSLATOR( BLOG OR POST)

25 de jul de 2013

E o dia que a Terra explodir, hein?

A coceira de escrever esse assunto anda me rondando há uma dezena de anos, acreditem.

É que soube de um artista de canivete e pau, que um dia pegou um tanto de um tronco escuro que só e resolveu entalhar uma boneca pra filha, tadinha, que fazia olho comprido quando a sinhazinha aparecia com sua boneca afofada nas rendas.


Foram noites cutucando o pedaço de tronco, mulher reclamando dessa bobagem de criar figuras. 


No dia do aniversário de 6 anos o pai deixou a boneca ao lado do rosto tão escuro quanto da menina, madeira desenhada feito roupa.


Desastre! Antes que a alegria se instalasse nos olhos da pobrezinha, a mãe fez o fogo aparecer nos olhos. Vai é trazer mais desgraça pra dentro de casa com essa mania de achar que escravo tem os mesmos direitos que os brancos.


Uma braçada certeira e a tal boneca foi para o mais fundo do rio.


Muitos anos depois de ter cessado o choro da menininha, um pescador sortudo puxa a tal boneca na rede. Com medo de virar chacota, cobre a boneca de feições delicadas, negra como o ébano, com panos e brilhos, para que virasse enfeite no balcão da namorada brejeira.


Agora vocês inventem as voltas que o mundo dá, até que um maledeto de um padre resolveu que aquela boneca tinha cara de santa e de mais uma representação da mãe do Cristo mais famoso entre tantos.

Mais um pouco de imaginação e aquilo vira fonte de renda, catedral, papa, peregrinação, romaria, rios de dinheiro, ônibus, acidentes, promessas e mais rios de dinheiro para a turminha.


E depois dizem que já leram a bíblia, aquele livro que cada um torce aos seus desejos. Sabe lá onde diz que não adorareis imagens, ídolos e coisa e tal? 


Vai, volta lá e lê, antes de idolatrar mais um humano, que melhor faria se destinasse esses milhões gastos em viagens para alimentar bebês subnutridos, que morrem aos punhados a cada hora por esse mundo afora.


Ora pro nobis, pecatoribus! e mais uma enfiada de besteiras feitas de poeira. 


Dá licença que vou aí fora um instantinho vomitar no balde. Antes que a Terra exploda e morram todos os deuses e santos.

6 comentários:

Mauro Castro disse...

oremos. hahaha.

Justine disse...

Não podia estar mais de acordo, Clarice! A Igreja sempre foi um meio muito eficaz de subjugar o povo, escravizando-o na terra e em troca prometendo o paraíso no céu! Infelizmente há ainda tanta gente que precisa da "muleta" da fé para viver...

São disse...

Santa Marta , ora pro nobis!
Santo Tadeu, ora pro nobis!
Santa Ermelinda, ora pro nobis!
Santo Fagundes, ora pro nobis!
Santa Maria, ora pro nobis!
Santo João, ora pro nobis!

E não tenho mais paciência para lista telefónica, francamente!!

Me arranja também um balde , sim?

Bom final de semana

filipe com i disse...

muito boa explicação pra Nossa Senhora Aparecida, é sua? Lindo Blog, grato. Filipe

Clarice disse...

Olhando direito desde o tempo das cavernas, o ser humano ficou ridículo com essas coisas de endeusar tudo, não?

Dalva M. Ferreira disse...

Concordo com você! O negócio de não adorar imagens tá no velho testamento, em Êxodo (resquícios da minha criação evangélica hehehe). Abração.