TRANSLATOR( BLOG OR POST)

4 de jan de 2013

Tira a mão daí!

Confesse: quantos peixes você já destruiu, desmanchou, ralou na frigideira na hora de virar? 

De minha parte perdi a conta. Aquela posta maravilhosa vira picadinho e dá vontade de xingar o peixe, o peixeiro, a mãe dos dois.

Até que um dia uma simples e iluminada dica vem a calhar: tira a mão daí! Ele te avisa quando estiver pronto para virar.

Funciona assim: Escolha a posta de peixe ou o peixe inteiro como no caso da foto. Se tiver pele melhor. Limpe, tempere como quiser e deixe na geladeira, sem tampa, sem plástico, sem cobertura nenhuma(esse é o primeiro segredo), por pelo menos 1 hora.  Essa espera faz a pele do danadinho secar bem sequinha. Se quiser acelerar o cozimento, faça pequenos cortes na pele do cheiroso(veja na foto).

Coloque com a pele virada para baixo no óleo quente, naquele ponto esperto, mas não queimando. E aí espere. Supere essa vontade de ficar experimentando se está descolando da frigideira a cada dois minutos. De vez em quando mexa a frigideira rapidamente para frente e para trás, tentando descolar o peixe. Se ele se mexer é hora! Levante a posta ou o peixe com uma espátula, ou até com dois garfos. Até pegador de macarrão funciona.

Viu? Douradinho, sequinho, estalando! Aí é só cultivar a paciência por mais uns minutos e ...sacudir a frigideira outra vez. 

Sirva quentinho se alguém gosta de comer a pele, porque se esperar ela amolece e ninguém vai valorizar a técnica. Se não vai comer a pele é só levantar uma pontinha dela para afastar da carne e NHAC!

Olha só como fica um gordinho com a barriguinha cheia de temperos. Com salmão é de babar, porque ele fica sequinho por fora e quase cremoso por dentro, sem risco de ressecar e perder a graça.

Ai, mudeus!

7 comentários:

Anônimo disse...

Senti daqui o cheiro do danadinho e ouvi o barulhinho da frituta. LÊ

Justine disse...

Aqui em tua "casa" sempre encontro bons conselhos:)))
Obrigada, e um abraço de Bom Ano Novo!

São disse...

Te agradeço os conselhos, linda...mas salmaão, jamais: fiquei totalmente enjoada por o comer durante uma semana inteira na Irlanda. Ainda por cima, nunca foi peixe muito de meu agrado.


Bom Dia de REis.

Dalva M. Ferreira disse...

Obrigada pela dica! Virei vegetariana faz um ano, mas ainda cozinho para as filhas, que são como lobas. Abraço!

Lian Tai disse...

Hum... nunca tive coragem de preparar peixe, mas depois desta vou tentar!

Anônimo disse...

Feijao com arroz e ovo frito ja estou fazendo... Agora vou fazer peixe frito tambem... rs rs neu

Clarice disse...

Neu, quem já aprendeu a fritar ovo merece diploma, que não é isso de fácil que se diz.
Peixe com pirão de nylon, vai?
Abração.