TRANSLATOR( BLOG OR POST)

28 de mai de 2012

Por que não uma dúzia?



19. Pendure ao invés de usar a secadora. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora. Para secar camiseta e camisas use cabides. Usa menos espaço e ficam mais fáceis de passar. Para quem detesta passar roupa como eu, é um atalho e tanto.


20. Nunca é demais lembrar: recicle. Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel). Use os dois lados das folhas de papel, mas se prefere usar só um lado, faça bloquinhos com o avesso da folha e use para recados, lista de compras, rascunhos para os filhos, doe para creches, etc.


21. Faça compostagem. Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá jardim e horta saudáveis e bonitos. 


22. Reduza o uso de embalagens. Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua.


23. Compre papel reciclado. Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum. E poupa nossas florestas.


24. Utilize uma sacola para as compras. Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas. Use camisetas velhas para fazer sacolas(no próximo post eu mostro como é fácil).


25. Plante uma árvore. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde


26. Compre alimentos produzidos na sua região. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.


27. Compre alimentos frescos ao invés de congelados. Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.


28. Compre orgânicos. Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.


29. Ande menos de carro. Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano. Programe diversos compromissos para a mesma viagem para não sair várias vezes de carro.


30. Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro. Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.

2 comentários:

Justine disse...

Sabes que estou a seguir TODOS os conselhos do teu post? Estou feliz:-))))
(mas é mais fácil fazer uma vida saudável quando se vive no campo. Quando estou em Lisboa mais de metade dos conselhos não cumpro:-)))))))
Abraço

AvoGI disse...

a minha máquina de secar ou secadora como tu dizes oferecia-a à minha filha que com 3 crianças dá uma trabalheira
kis .=)
adorei o teu comentário lá no meu humilde casebre
kis .=)