TRANSLATOR( BLOG OR POST)

16 de abr de 2012

Outra meia dúzia de dicas


13. Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.


14. Mude sua geladeira ou freezer de lugar. Ao colocá-los próximos ao fogão ou outra fonte de calor, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!


15. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo com que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.


16. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiver cheia. Caso você realmente precise usá-la com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.


17. Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando estiverem limpas. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica


18. Tome banho de chuveiro. E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro. Comece o banho com água aquecida e vá reduzindo a temperatura. Você vai se surpreender com a facilidade com que se acostuma a banhos menos quentes. Aqueça o ambiente e menos a água. Sua pele e saúde vão agradecer.

4 comentários:

Anelize disse...

Que ótimas dicas, num tempo onde se pensa tanto em economia e meio ambiente...
Aqui já temos o hábito de desligar tudo da tomada antes de dormir, sentimos muito a enconômia, de pelo menos 20,00 na conta de luz! Pasme!
Valeu pelas preciosas dicas.
Bjs
Ane

AvoGI disse...

eu sei minha amiga de longe eu sei ma sa vida é tao agitada que nso esquecemos dessas dicas no dia a dia
kis .=)

Clarice disse...

Ane, um grão aqui outro ali e enchemos a caneca e de quebra deixamos exemplos para os pequenos. Beijocas

AvoGi, tem hábitos que com o tempo terão que ser automáticos, ou, como dizia o velho índio, teremos dinheiro mas não poderemos bebê-lo nem comê-lo. Pelo menos não para sempre.
Beijos.

Justine disse...

Ao preço a que a electricidade está por aqui, vou seguir todas as tuas dicas!Obrigada:-)))))