TRANSLATOR( BLOG OR POST)

26 de mar de 2012

Meia dúzia de dicas por dia

Tem dica que você já viu e outras bem interessantes e novas. Dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta: 


 1. Tampe suas panelas enquanto cozinha. Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. 


 2. Use uma garrafa térmica com água gelada. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d'água 


 3. Aprenda a cozinhar em panela de pressão Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás. 


 4. Cozinhe com fogo mínimo. Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida. 


 5. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez. Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc... 


 6. Coma menos carne vermelha. A criação de bovinos e caprinos é uma das maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Mas ao contrário do que se diz por aí, é o que sai da boca deles que polui e não pelas fezes ou gases. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros. Sem falar no desmatamento para área de pastagem.

Daqui a pouco tem mais.


Boa semana!

3 comentários:

São disse...

Tudo quanto seja para proteger a terra é bem vindo.

Boa semana, ma belle

Justine disse...

Bons conselhos - alguns já sigo...
Um abracinho do lado de cá:-))))

Lian Tai disse...

Dicas simples e preciosas!