TRANSLATOR( BLOG OR POST)

30 de mar de 2012

Mais meia dúzia de dicas


7. Não troque o seu celular. Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício de trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a para postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão-de-obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.


8. Compre um ventilador de teto. Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.


9. Use somente pilhas e baterias recarregáveis. É certo que são caras, mas em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.


10. Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.


11. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou econômicas compactas. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente. As compactas gastam ainda menos. Muito menos.


12. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).


Bom final de semana!

4 comentários:

São disse...

Te agradeço as dicas e o desejo de bom final de semana, que retribuo num abraço

AvoGI disse...

boas dicas ei minha amiga! obrigada é sempre bom ter alguém que se preocupa com o bem-estar dos outros
kis :=) BFSEMANA

jaime aus giruá disse...

Li as dicas e gostei (principalmente em saber da longevidade das baterias e pilhas recarregáveis). Valeu.
Abraço.

Clarice disse...

São, essa mania de colecionar dicas me dá fôlego quando a inspiração e a preguiça puxam os fios para lado opostos.
Besos.

AvoGi, o que sabem as mulheres não cabe nas areias do Saara, concorda? rs
Je t'ambrasse.

Jaime, tomara que elas resistam à fúria das explosões solares.
Abraço.