TRANSLATOR( BLOG OR POST)

11 de dez de 2011

Telhado verde ou vasinho verde?

Pensando em criar um espaço no telhado para plantinhas? As indicadas para seu telhado estão neste site, conforme incidência de sol, região, cuidados, etc. O que você está esperando para entrar nessa moda?

Se você preferir cobrir aquela laje feiosa ou dar novos ares a qualquer espaço, com uma pequena horta ou misturar flores, legumes e temperos, vá em frente! É uma delícia semar, ver brotar, crescer, florir. Algumas plantinhas são bem pouco exigentes e há até as que nem precisam de muito sol.

É muito barato ter temperos frescos, por exemplo. Pode plantar em vasilhas descartadas da cozinha, latas e até( acreditem, que essa eu fiz), naqueles blocos de isopor que protegem produtos e que nunca se sabe o que fazer com eles. Alguns pedaços já estão quase prontos. É só escavar  um pouquinho, fazer furos no fundo(isso é indispensável), encher de terra de boa qualidade, regar cada uma conforme o recomendado e voilà! Eis salsinha, cebolinha, sálvia, rosmanim, tomilho, hortelã(pega em qualquer lugar e não é nada exigente), calêndula, vagem, fava, amaranto, abobrinha, pimentas, tomate-cereja, cravínea(são comestíveis), amor-perfeito(também é comestível).

Se as embalagens parecerem feias, compre alguns pacotes de grampos de roupa, separe as partes e cole ao redor delas. Passe verniz ou tinta colorida e terá  um cachepot de dar inveja. Palitos de picolé, rolhas cortadas, rolinhos de folhas de  revistas, papel adesivo, use a imaginação.

Não desista se não acertar o plantio da primeira vez. Pesquise sobre plantio, cuidados e dicas. Há dezenas de excelentes sites.

Para semear experimente este site. Para comprar sementes ninguém melhor do que eles.


Comece com um vasinho e verá que aos poucos isso te conquista e com muita frequência vira passatempo, terapia e assunto pra muita conversa.

Boa sorte.

N.B.: Para substituir telhados por plantinhas consulte alguém que entenda do assunto.

A foto é de um hospital com telhado verde. Confira aqui.

3 comentários:

São disse...

A coisa mais interessante que vi neste aspecto foi à beira de Nice(França): pareciam os jardins suspensos de Babilónia!

Uma feliz semana, ma belle.

Dalva Maria Ferreira disse...

A gente sai do sertão, mas o sertão não sai da gente!

Clarice disse...

São, essa pesquisa de fotografia com telhado ver de me fez ver imagens espetaculares.
Abração.

Dalva, ao meu redor tudo era verde e voltou a ser. Mnos o espaço azul do mar. Então estou em casa e vivo escavando, semeando, colhendo,dividindo. Eita nóis!