TRANSLATOR( BLOG OR POST)

10 de dez de 2011

Baleias e bichos-da-seda

Preâmbulo

Eu procuro ser ecologicamente, vejamos..., mais ou menos correta.

Inclusive tentamos, meu filho e eu, há uns 20 anos, ficar um mês sem comer carne. Quase entramos em depressão. Era uma tristeza quando se aproximava a hora da refeição. Naquela época não existiam muitas opções e a tal carne vegetal era um troço simplesmente horroroso. Eu procurava criar e variar pratos e sabores, cores e temperos, mas desistimos de comum acordo. Muito felizes pela desistência, diga-se de passagem.

Meu lado humano reconhece que fica bem ao saber que sem a proteína animal nosso cérebro não teria alcançado o desenvolvimento de homo sapiens(nem sempre tão).Talvez o ato de comer carne tenha transformado o ser humano em algo muito desumano, mas eu me perdoo, por cozinhar e comer alimentos com todo o respeito.

CASO

Um belo dia( há muitos anos) descobri que aquela coisa maravilhosa chamada seda vem de um bichinho (coró) que come folhas de amora.É muito bonito ver os criadouros. Haja folha pra tanta boca!

Então pensei: Pelo menos eles compensam a matança das baleias com criação de bichos-da-seda.

O documentário de uma década atrás, mostrou que os casulos são desenrolados em fios depois de colocados em água fervente.

Nunca mais compro nem uso seda. Nunca mais!

Foto daqui

5 comentários:

São disse...

Me fez recuar ao tempo de liceu, em que os rapazes desciam do combio para apanhar folhas : toda a gente , mais ou menos, fazui criação.

Eu não,que detesto vermes.

Um bom resto de domingo

Clarice disse...

São, acredite, eles comem ese bichinho além de usá-lo para fazer casulos. Nós comemos camarão, mas deve ser algum atavismo, porque não consigo me ver comendo coisas do tipo desses bichos. Só se um dia depender disso pra viver.
Bom final de domingo!

ONG ALERTA disse...

Infelizmente tudo é asim...beijo Lisette.

Justine disse...

Eles saem dos casulos antes de estes serem postos em água, acredita! E não são comidos, transformam-se em borboletas:))))A seda é a oferta que eles deixam aos homens que os alimentaram...

Clarice disse...

Lisette, sem falsos preconceitos, mas tem alguns lances de crueldade que passam do tolerável.
Bjs.

Justine, os casulos são fechados então os bichos ainda estão dentro quando vão à água fervente. Se você digitar "bicho da seda" no Google vai ver imagens desses bichos em espetinhos vendidos nas ruas e cozidos em panelas imensas. Tanta coisa pra comer e vão logo aos gervões?
Bjs.