TRANSLATOR( BLOG OR POST)

28 de nov de 2011

Erva Daninha

Alguns já nascem maus, de má índole, com as raízes fincadas bem fundo na maldade. Desde o berço são ranhetas, teimosos, rudes desde a infância, odiosos desde a adolescência. Tramam, aprontam, mentem, maltratam. Quando se transformam em bandos não há lógica nem bom senso que os segure.

O que eu afirmo desde sempre agora a psiquiatria vem desenrolando e confirma. Não nascemos tábulas rasas para que o ambiente e as circunstãncias nos moldem. Não, absolutamente. Alguns brotam de espinheiros e viram pessoas amistosas, generosas: outros nascem em jardins e são carentes de uma parte neural, ou seja o que for que lhes falte ou que tenham a mais, e não perdem a chance de demonstrar sua mesquinhez e maldade.

Hoje seria dia de um texto brilhante de uma amiga, que teve momentos de paz antes de ver seu amigo cão partir, mas há algo em minha mente que não sossega e precisa ser desembrulhado, compartilhado.

Um motorista aposentado, 59 anos, continua a trabalhar para conseguir sobreviver. Passa mal ao volante do ônibus e bate em um carro estacionado em frente a um local onde havia um baile funk(eu detesto isso, me permitam dizer).  Uma passageira puxa o freio de mão e consegue parar o ônibus.

O que faz a turba enraivecida ao perceber o ocorrido? Procura socorrer o motorista e depois acionar o seguro, cobrar do dono da empresa os prejuízos? Se alguns não tivessem nascido com a raiz da pura maldade, sim. Mas eles se juntam e espancam o homem. O freio se solta durante o espancamento e o ônibus desgovernado bate em mais carros.

Ainda não decidiram se o homem morreu do mal súbito ou do espancamento.

Virá a lei com suas artimanhas e defenderá essas ervas daninhas, imputando-lhes insanidade. Que não servirá para deixá-los apodrecer numa cela, mas para livrá-los, a fim de que perpetuem através de seu exemplo, mais maldade.

3 comentários:

Dalva Maria Ferreira disse...

Ao ver essas bestialidades eu sempre me pergunto se o gênero humano evoluiu mesmo desde as cavernas até hoje. Cada coisa que dá vergonha de ser gente.

Anônimo disse...

É verdade Clara. Vemos situações que fogem de toda racionalidade e nos mostram seres demoníacos.
É amedrontador saber que qualquer uma de nos pode ser a próxima vítima.
Beijinhos LÊ

São disse...

Infelizmente, a educação não pode moldar totalmente quem quer que seja...embora tivesse havido quem o afirmasse.

Um abraço, ma belle.