TRANSLATOR( BLOG OR POST)

9 de set de 2011

Com que roupa que eu vou?

Reproduzo parte da coluna do moço Xico Gonçalves, que podera ser útil a quem convida e aos convidados.

"Convite com categoria


Existe um modismo atual de rebatizar os termos tradicionais complicando a vida de quem não tem tanta intimidade com a etiqueta social. A pedido de muitos leitores, tentei listar todos os estilos de vestir que ilustram os convites formais para dissipar as dúvidas que sempre pintam quando o convite pede traje específico. O dress code não é uma frescura. Sinaliza o que vestir para que todas as pessoas compareçam às comemorações com a roupa adequada.

Esporte
Simples e informal. Ideal para batizados, almoços, exposições, churrascos


HOMENS: Calças de brim, veludo, lã, sarja cáqui, camisas, camisetas lisas e polo, malhas tricô de lã e jaquetas. Bermudas e abrigos esportivos só na praia ou em ambientes muito descontraídos.

MULHERES: Calças e camisetas, vestidos estampados ou lisos, terninho, malhas de tricô, duas peças, sapatos baixos e bolsa esportiva.

Passeio
Também chamado Esporte Fino, Casual ou Tenue de Ville. Ideal para vernissages, casamentos civis, almoços, conferências, teatro e formaturas.

HOMENS: Calças esportivas com blazer, jaqueta ou paletó com ou sem gravata.


MULHERES: Pantalonas e túnicas, tailleur. Tudo fosco e sem bordados. A bolsa e o sapato podem ser esportivos.


Passeio Completo
Também chamado de Recepção, Coquetel, Alto Esporte, Habillè, Social Completo ou Social, exige formalidade completa. É a categoria de roupas para casamentos elegantes, jantares formais e coquetéis.

HOMENS: Trajes com gravata, mais escuros à medida que a hora avança. Sapatos amarrados e meias escuras.


MULHERES: Vestidos sofisticados, curtos ou longos, conjunto de saia e calça em tecido de seda. Brilhos sutis, tecidos preciosos. Joias e bijuterias de destaque e sapato e bolsa social.


Black-tie
Tenue de Soirée, Gala ou Rigor, pede roupas sofisticadas em que cores, brilhos e excessos são permitidos. Ideal em bailes de gala, festas de embaixadas, entrega de troféus ou comemorações sofisticadas.

HOMENS: Smoking preto (ou Summer, no verão), faixa de cintura e gravata borboleta escura, camisa branca e sapato e meias pretas.


MULHERES: Vestidos longos que devem cobrir o salto do sapato social. Se no convite o traje requisitado é o Black-tie, vestidos tipo coquetel (curtos e muito sofisticados) são bem-vindos, mas esqueça comprimentos curtos se o traje pedido é Tenue de soirée, Gala ou Rigor. Decotes, fendas, tecidos preciosos e bordados são permitidos para esta categoria de comemoração, mas cuidado com a peruagem.


Fashion
Geralmente requisitado para eventos de moda ou de tendências, aniversários jovens, coquetéis em lugares modernos ou em danceterias.

HOMENS: Roupas modernas ou de acordo com o estilo pessoal. Looks originais são sempre muito elogiados. Não se prenda a nenhuma convenção para se produzir. Este convite é um desafio à criatividade.


MULHERES: Momento ideal para exibir o que tem de mais moderno no guarda-roupa. Evite roupas caretas, a não ser que este seja o seu estilo pessoal. Brilhos, decotes, detalhes festivos ou de época ou roupas de brechó."


Extraído da Publicação de 29/11/2009 Diário Catarinense- Encarte “Donna” 

Óbvio que a presença do convidado é importante, mas desleixo  é traduzido por descaso e até ofensa.
Fica fácil entender que calça jeans pescador e blusa de crochê não combinam com almoço de casamento?
Mesmo que o almoço de aniversário seja numa churrascaria, nem pense em aparecer de agasalho de tacktel(é tão medonho que nem sei como escrever isso).
A diferença entre excêntrico e ridículo é de um fio de linha.
"Qualquer roupa" é um código muito bom pra usar em casa. 

As fotografias não fazem parte da coluna. Vieram deste blog que vale uma visita, nem que seja para copiar um modelito.

Nenhum comentário: