TRANSLATOR( BLOG OR POST)

2 de mar de 2011

Relógio Biológico e Algumas Curiosidades

Tic-Tac!

Nosso corpo tem comportamentos e reações diferentes a cada período do dia. Trabalho de nosso relógio biológico. Veja o que essas pessoinhas que exploram nosso maravilhoso mecanismo descobriram:

1. O maior número problemas cardíacos ocorre entre 5:00 e 12:00 horas. Vai daí que quem tem poblemas cardíacos e de pressão sanguínea deve evitar exercícios físicos nesse período. Porque o sangue está mais viscoso, a pressão sobe mais fácil e as paredes das artérias estão menos elásticas. Faz sentido? Para essas pessoas o melhor período para exercícios é a partir das 17:00 horas, quando a atividade física pode fazer a pressão diminuir.

2. Aquele soninho depois do almoço não tem nada a ver com o que e quanto você comeu. Somos programados para dois períodos de sono. Um longo à noite e um breve perto das 12:00 horas. A sonolência vai aumentar se você dormiu mal à noite.
É uma excelente atitude não dirigir nem fazer atividades que dependam de sua atenção e reflexos entre 12:00 e 14:00 horas. Se estiver na estrada, encoste o carro em um lugar seguro e durma por 15 minutos. Muitíssimo mais eficaz que se alagar de café.

3.Até tratamentos médicos estão começando a ser relacionados com o horário da medicação. Uau para isso! Tem tudo a ver, não é? Se em determinados horários despejamos hormônios no nosso corpo, a medicação pode reagir de modo diferente. Já existe a hipótese de que cada parte do corpo tem seu próprio relógio biológico.

4. Adolescentes aprendem mais no período da tarde e da noite. Ponto. O sono matutino deles não tem a ver com preguiça(salvo exageros e doenças), mas com o modo como seu organismo está programado. Ficarem acesos até mais tarde da noite está relacionado com isso.

Aproveite para estender seus conhecimentos lendo isto  e também isto e outras matérias relacionadas e conversando com um médico atualizado e de confiança.

E pare de dar cascudo em seu adolescente dorminhoco!

6 comentários:

São disse...

Pois é, muito interessante. Mas, francament6e, tenho tendência a não seguir religiosamente estes indicadores. Lembra quando ao azeite e a dieta mediterrânica foram amaldiçoados? E agora estão sendo glorificadas!

Façamos as coisas com equilíbrio e da maneira que ao nosso organismo mais conevnha, poeque essa de organismo -padrão ou criança média nem existe sequer, rrss

Beijinhos

Gloria disse...

O meu relógio biológico não gosta do horário de verão. Passo os 4 meses com sono e qdo acaba( o horário) fico bem.Mas é bem interessante o assunto. Bjs

Anônimo disse...

Agora entendo porque é tão defícil acordar meu neto as 6,30 para o c colégio. Para mim tambem era dureza acordar. Bj Lê

Anônimo disse...

Escrevi defícil. É a esclerose. Ela deixa tudo difícil. Qual será sua fantasia neste carnaval?
Beijinhos Lê

Clarice disse...

São, eu não me canso de admirar o quanto ainda resta por descobrir sobre nosso cérebro. Sou apaixonada por essa meleca cinzenta.
Abraços.

Glória, eu continuo detestando esse horário estúpido, mesmo aposentada.
Meu sono curto tem dois horários: meio-dia e 17 horas. É um suplício o sono do final da tarde.

Sabia que o corpo reage se acender uma lanterninha atrás do joelho? Coisa de louco, né?
Abração.

Lê, lembro com saudade do tempo que eu conseguia dormir além das 8 da matina. Hoje já entrei na fase de noite curta.
Deveria ser proibido acordar crianças e adolescentes antes das 8da manhã. Tudo é feito em função do horário dos adultos. Uma crueldade.
Eu já aprendi a me perdoar por meus errinhos de teclado.Sai cada um!
Fantasia de Carnaval? Camisola.hihihi!
Beijos querida.

Leika Horii disse...

Uma amiga bióloga tinha aula sobre isso na faculdade, era a única disciplina que a professora entendia voce chegar atrasada porque estava dormindo.
bj