TRANSLATOR( BLOG OR POST)

26 de jan de 2011

Para enfeitar o dia

Semana passada alegrei meus olhos e nariz com esses lírios, que divido com vocês, agradecendo o carinho que recebi hoje e durante o ano 56.


O LAÇO E O ABRAÇO


   Mário Quintana
   Meu Deus! Como é engraçado!
 Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma  fita    dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o
laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de
braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livres as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum
pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!


A poesia me foi enviada por WHD, bem a tempo.

10 comentários:

Gloria disse...

A analogia desta poesia é perfeita e os lirios realmente são lindos e perfumados. Já reparou que os de vasinho(plantados) não tem o mesmo cheiro? Bjs, vizinha.

Clarice disse...

Glória, tomei um caldo de Quintana que quase me aborreci, mas esse é muito bom.

Hoje só restam dois lírios, muito perfumados. Comprei plantados, acho que dei sorte. Tem um perfume assim entre cravo e incenso. Vou replantar os bulbos e depois te conto se sairão mais perfumados, ano que vem.
Beijo, vizinha

ManDrag disse...

Sinto que se festeja o aniversário... Aquariana, então!

PARABÉNS! E os melhores votos de um futuro feliz e tranquilo.

Pode ser muito inspirador ir "olhar os lírios do campo", mas eu sou filho do mar... delicio-me apenas de olhar a imensidão marítima.
As flores, lírios, são muito bonitas. Flores de Lis, associadas à nobreza e majestade. A foto está muito boa; o fundo lembrando madeira, tem um efeito encantatório. Gostei!

Abraço com amizade

ManDrag disse...

Amiga passa pelo Confessium, entre os vários post de hoje...

Um grande abraço

São disse...

Se bem me parece, temos aniversário. rrss

Portanto, aqui te deixo um longo e apertado abraço desejando que realizes todos os teus sonhos, minha linda!

Pitanga Doce disse...

Ai que lindo "esse laço" de Quintana!Vou guardá-lo na minha caixa de fitas, junto comnos outros laços.

Bom dia Clarice. Aqui céu azuuul e termômetros lá em cima!

Anônimo disse...

Que lindo minha querida ! Ate fiquei emocionada. Tomara que nosso laço ou abraço sempre se refaça com fitas cada vez mais coloridas e laços cada vez mais perfeitos. É uma alegria ser sua amiga viu? Muitos beijos Lê.

Clarice disse...

Algo acontece por aqui. Minhas rspostas aos comentários...puft!


Mandrag, obrigada, vizinho no hemisfério norte.
A madeira do fundo é teca brasileira. Também acho muito bonita com esas manchas.

Passarei neste final de semna em seu blog.
Abraços.

São, obrigadíssima pelo carinho d'além mar.
Beijos de verão para aquecer essa neve toda.

Pitanga, baixei uma obra do Quintana e fiquei de mal com a seleta que fizeram. Mas esse é muito bonito, sim.
Aqui desce água todos os dias, mas menos do que semana passada. O calor está insuportável, com 42 graus de sensação térmica.Sem uma brisa. Quase um Rio de Janeiro.
Abraços.

Lê, nosso laço é de cetim, não tem como virar nó.
Beijos, bela!

Ângela disse...

Aniversáriooo??? Quando quando?

Parabéns atrasado muitasss felicidades!!!

Lindo essa poesia!

Beijos

Clarice disse...

Ângela,para manter a tradição, recebo abraços os ano todo. Só fazem bem.
Foi dia 26, chegou a tempo teu abraço.Obrigada.
Boa semana.