TRANSLATOR( BLOG OR POST)

15 de dez de 2010

Significados da Árvore de Natal

Não me canso de admirar como as pessoas conseguem inventar tanto sobre tudo.

O Simbolismo da Árvore de Natal
Os relatos mais antigos que se conhece sobre a Árvore de Natal (ou Árvore de Cristo como é conhecida em algumas regiões da Europa)datam de meados do século XVII, provenientes de uma província francesa, a Alsácia .

É usado o pinheiro devido ser uma árvore de florescimento nesta data, do nascimento de Jesus, e também por ser a única árvore que fica verde mesmo com imensidões de neve.
Este costume foi passado de vizinho a vizinho, alcançando hoje países que sequer tem neve.
A Árvore de Natal tem profunda ligação com as tradições Alquímicas Cabalísticas e Cósmicas, todos os enfeites, presentes, cores, tem um significado altamente simbólico.


Ela representa o Diagrama Cabalístico da Vida, chamada Árvore Cabalística ou Árvore Sefirótica.
Nesse diagrama está representada toda a Vida e todas as dez dimensões do Universo.



Esta Árvore possui dez galhos que vão desde Kether(O Pai Perfeito) até Malchut (O Mundo Físico). Representa a carta do Tarot dez, A Retribuição (Roda da Vida ou Fortuna).
Este arcano nos fala da Lei da Essência da Vida, Lei dos Dez, do Sistema Decimal e da Árvore da Vida, Lei da Retribuição, do eterno retorno.Tudo retorna, retornam os mundos, os céus, as estrelas, as quatro estações.

A Árvore da Vida é composta por três triângulos e um ponto.O primeiro triangulo é ascendente, a Trindade Divina, os dois seguintes são descendentes( projeções do primeiro), e o ponto, que representa o concreto no
Plano Físico.


O arcano é a Roda da Vida em suas infinitas mudanças. Precisamos nos conhecer através dos quatro planos, espiritual, mental, astral e físico.
Nesta árvore agora podemos perceber que se encaixa o Ser Humano.




CURIOSIDADES
Dicas e simbolismo dos Enfeites 

TIPOS DE ÁRVORE - Se possível um pinheirinho, já que esta árvore representa a energia luminosa da Era de Aquarius, ou seja, símbolo da Era Aquariana.

LOCALIZAÇÃO - Pode-se colocá-la ao centro da sala ou no leste, onde o Sol nasce.

COMO ENFEITAR - Sempre de cima para baixo, respeitando as forças descendentes do Espírito Divino que vem para nos abençoar no Plano Físico.

No topo da árvore fixe uma estrela dourada, que representa nossa Estrela Interior, a qual anseia em nos guiar na peregrinação da Vida. É o nosso Espírito Divino, que precisa nascer em nossa consciência (o topo é a nossa consciência).

Os enfeites alegorizam virtudes, poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, assim como dentro de nossa casa (onde está a árvore).

03 SININHOS - Simbolizam a Santíssima Trindade, as três Forças Primárias do Cosmos (Pai, Filho e Espírito Santo).

07 ANJINHOS - Representam os sete Espíritos Angélicos Santificados, que estão diante de Deus intercedendo por todos nós.

12 BOLAS - Podem ser mais, porém as maiores devem ser doze. Essas representam as 12 Leis Crísticas, os 12 Salvadores, os 12 Cavaleiros da Távola Redonda que nos protegem.

07 BENGALINHAS- Simbolizam as sete kundalines que devemos trabalhar para encarnarmos nossos poderes que divinizam.

Os enfeites ao pé da árvore, representam todas as virtudes que queremos alcançar em nossa vida espiritual.

VELA QUADRADA de cor amarela -coloca-se na base da árvore e na noite de Natal acender para que toda simbologia se transforme num carregador de
energia astral altamente energizado (recomenda-se que a mulher ascenda a vela).


RECIPIENTE COM ÁGUA - colocá-lo do lado oposto da vela acesa, pode ser uma pequena jarra (coberta para que nenhuma impureza caia na água). Representa
nossa purificação, tanto com a água e com o fogo, para iniciarmos verdadeiramente a construção de nossa árvore Interna .


O texto foi adaptado de uma descrição de M. Loureiro, do grupo Viciados em Livros.
______________________________________________
Nooossa! Não é coisa demais? Penduram de tudo nessa árvore.
Para mim, Natal é uma chance anual de fazer renascer dentro de nós alguma coisa boa. O que já é muito, não acham?

7 comentários:

neu disse...

Sempre soube que a Arvore de Natal foi criação dos discipulos de Lutero. Enquanto a igreja catolica montava o presepio, como simbolo do catolicisto, os protestantes passaram a montar a arvore, como simbolo dos Luteranos. será vero???

Gloria disse...

É interessante, uma baita salada para todos os gostos.Bjs.

Clarice disse...

Neu, vale uma pesquisa. Depois me conta.
Abraço.

Glória, tem gente que gosta de pegar uma regra e adaptar de tudo sobre ela. Tem salada que raspa na garganta.
Beijos.

AVOGI disse...

o que vim cá saber.. só tu mulher de saberes
kis :=)

Clarice disse...

AvoGi, não te espantas com tanta significação? Pergunte a tua "pulguinha" o que acha da árvore e ela poderá dizer: é bonita!
É só!
Abraços.

Espaço do João disse...

Eu, acho que os blogeers, deveriam servir para estas coisas. Divulgação de cultura. No entanto, apanha-se por vezes certos blog. que seria melhor não haver blogosfera.
Não suporto a má educação divulgada e, ao alcance de todos,desde as crianças aos adultos. A picardia,e o humnor, muito bem.
Continuemos...

Clarice disse...

João,as coisa que tenho encontrado por aí!
Mas como a diversidade faz a alegria, vamos escolhendo caminhos.
Visitar teu blog é sempre um aprendizado.
Abração.