TRANSLATOR( BLOG OR POST)

22 de nov de 2010

Quando o navio afunda...

Veja aqui como a crise europeia começa a determinar um êxodo de jovens para continentes vizinhos.

O Brasil recebe imigrantes desde sempre. Com a propaganda toda sobre a situação favorável da economia, é de se esperar que o volume dos que aportem aqui em busca de trabalho aumente, mal sabendo que há centenas de milhares de  desempregados aqui também.

Você está preparado para enfrentar a concorrência com pessoas com esse tipo de formação acadêmica e profissional?

Você está preparado para aproveitar o intercâmbio cultural, as oportunidades que surgirão com a chegada de quem pode ser seu concorrente, mas também um possível gerador de conhecimentos e experiências?

Estranhou a língua do texto no jornal? Vá se acostumando. Espanhol deixará de ser a língua da temporada de verão para ser, quem sabe, a segunda língua do Brasil.

Aos meus gentis leitores de outros países: vocês estão de malas prontas, ou  preferem lutar e superar a crise dentro de suas cidades e países?

Não há crise nem glória que dure para sempre.

Lê enviou a matéria. Obrigada.

2 comentários:

Pitanga Doce disse...

Sabes o que acontece, Clarice? É que assim como a propaganda sobre a violência é exagerada, lá fora pensam que estamos nadando num mar de prosperidade. Essa imagem, o nosso querido "desgoverno" soube passar direitinho.

Vai entupir de gente sim e cabe todo mundo, que isso aqui é grande como o caraças, mas oportunidade para todos? Sei não.

Bom dia à Floripa!

Clarice disse...

Pitanga, como se não bastasse o turismo sexual, agora nos devolvem os que foram em busca dele lá nas Zoropa, com companhia.
Não vai faltar espaço, mas comida vai!
Que venham os melhores e mais qualificados para incentivar o aperfeiçoamento.
Violência? Onde? Ah, no cemitério.
Abraço e bom dilúvio, quero dizer, boa semana.