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16 de nov de 2010

ADEUS CALORIAS!

Não é que tiraram o trono das calorias? Eles não cansam de mudar de ideia, esses médicos! Agora o negócio é avaliar o índice glicêmico quando se pretende perder peso. (O link leva à Wikipédia, que também tem uma tabela para considerar e parece muito com a do segundo site de referência. Veja no final do post.)

Juntei duas tabelas das muitas que há na rede e apresento em ordem alfabética para consideração de quem está procurando reduzir peso.

Atenção: nenhuma dieta deve ser iniciada sem avaliação médica e/ou de nutricionista, Dar preferência a alguns alimentos e eliminar outros é recomendável, mas a ausência de alguns nutrientes pode provocar distúrbios e prejuízos à saúde.

Este blog não recomenda nenhuma dieta. Apenas fornece uma tabela que pode ser usada na escolha de alimentos com menor índice glicêmico, em comparação com outro igual(arroz brancoX arroz integral, por exemplo). Consulte seu médico, nutricionista e preparador físico, para saber quantas porções de cada alimento deve ingerir diariamente para manter a forma e a saúde

Lápis e papel na mão?
Abacaxi 66
Abóbora 75
All Bran 60
Ameixa 39
Amendoim 15
Amendoim 21
Arroz branco 81
Arroz Instantâneo 46
Arroz integral 79
Arroz parboilizado 68
Arroz parbolizado 48
Aveia 78
Banana 54
Banana 83
Batata cozida 121
Batata doce 77
Batata frita 107
Beterraba 64
Biscoitos 90
Bolos 87
Cenoura 49
Cereja 22
Chocolate 84
Corn Flakes 119
Corn flakes 83
Crackers 99
Croissant 67
Cuscuz 93
Damasco 57
Damasco seco 31
Damasco seco 44
Ervilhas 68
Espaguete 36
Espaguete 59
Farinha de trigo 99
Feijão cozido 69
Feijão de soja 23
Feijão manteiga 44
Feijão preto 30
Fettuccine 32
Frutose 32
Glicose 138
Inhame 51
Inhame 73
Iogurte 36
Iogurte com sacarose 48
Iogurte sem sacarose 27
Kiwi 53
Kiwi 75
Lactose 65
Laranja 44
Laranja 62
Leite desnatado 46
Leite integral 39
Lentilhas 29
Lentilhas 38
Maçã 38
Maçã 52
Macarrão 45
Manga 56
Manga 80
Mel 104
Melancia 72
Milho 98
Mingau de aveia 87
Musli 80
Nhoque 67
Pão branco 101
Pão branco de trigo 71
Passas 64
Pêra 37
Pêra 54
Pêssego 42
Pêssego enlatado 67
Pipoca 55
Pipoca 79
Pizza de queijo 60
Purê de batata 70
Sacarose 87
Soja 18
Sopa de feijão 84
Sopa de feijão preto 64
Sopa de tomate 38
Sopa de tomate 54
Sorvete 84
Sorvete de creme 61
Suco de maçã 58
Tapioca 115
Trigo cozido 105
Uva 46
Waffles 76

Gostei muito também desta tabela, que apresenta diversos tipos dos mesmos alimentos.

1.Reparou ou que alguns alimentos aparecem em duplicidade e com valores diferentes?
Possivelmente foram usados comparativos diferentes(glicose/pão branco) nas duas tabelas. Minha sugestão é fazer uma média dos dois valores.

2. Não há comparação entre diferentes sorvetes, nem indicação se o sorvete avaliado era diet ou light. O mesmo acontece com biscoitos, massas, bolos e frutas(laranjas, maçãs, mangas e peras há de diversos tipos).

3. As avaliações não levam em consideração o modo de preparo dos alimentos. Muito cuidado com acréscimo de óleos, cremes, manteiga, molhos. Prepare no vapor, assados e não frituras.

4. Para quem sentiu falta das carnes e ovos, alegrem-se. Todas as carnes(frango, peixe, vermelha) e ovos tem índice quase zero. Por isso se diz que essa é a dieta da churrascaria.
 

5. A lista ficou quilométrica porque, salve minha ignorância em colocar uma tabelinha no blog! Se alguém souber o segredo, escreva nos comentários ou mande por e-mail, que eu mandarei um beijo, um abraço e um aperto de mão.
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Fontes: Recomendo visitar os dois sites, que apresentam outras informações muito importantes sobre o assunto(exercícios, ingesta de carboidratos, sugestões de cardápios, etc)
   http://www.copacabanarunners.net/glice.html  
(A avaliação do índice é feita com porções de 50 g de carboidratos (200 calorias) como base: glicose = 100 I.G..)

http://www.cdof.com.br/nutri8.htm
(O índice glicêmico é um indicador baseado na habilidade da ingestão do carboidrato (50g) de um dado alimento elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial, comparado com um alimento referência, a glicose ou o pão branco.)

2 comentários:

Anonymous disse...

eu tenho certeza que uma pizza de queijo não tem essas calorias!a algum tempo li uma revista ,( não lembro exatamento seu nome), nella está escrito que uma pizza de queijo tem por volta de 200 calorias! não passa nem perto do que vc escreveu!
atenciosamente
rebecca

Clarice disse...

Rebecca, talvez você não tenha notado, mas não fui eu que indiquei os números(as referências estão no final) e esses valores não tem nada a ver com calorias e sim com índices glicêmicos.
Para saber mais sobre o assunto clique nos links.
Abraço.