TRANSLATOR( BLOG OR POST)

30 de out de 2010

Mancha de lágrima em cães

                                   
(Aqui Sunshine quando chegou, com pouco mais de 3 meses- Fevereiro 2008)

Ah, eu lembro bem de como foi complicada a pesquisa sobre a mancha de lágrimas no pelo de meu maltês, causada por epífora. Páginas e páginas de leitura. Palpites os mais estapafúrdios, sugestões mirabolantes, informações desencontradas. Até mandaram que eu me conformasse, pois sem cirurgia jamais iria melhorar.
Quem pesquisar sobre o assunto continuará vendo sugestões de rações(não funcionaram), cristal eyes(não funcionou) e mais uma série de coisas.

(Aqui com 11 meses- Outubro de 2008)

Eu olhava essa carinha mais que linda e sofria. Por mim por ver a estampa e por ele pelo cheirinho desagradável(algumas pessoas pensam que eles tem mau hálito, mas na maioria das vezes é por conta desse problema). Aqueles pelos endurecidos pelas lágrimas chegavam a machucar os olhos dele. 

Pois bem. Tenho uma boa notícia. Tanto para quem tem cães de pelagem branca(e quase sempre pele cor de rosa), como para quem está pensando em ter o seu. Existe um jeito bem simples. Desde que seu cão não seja cão de competição que tenha que manter o padrão de comprimento do bigode.

O que eu fiz para as manchas marrons e fedidinhas diminuirem e até desaparecerem do focinho de meu cãozinho:

1. pedi à tosadora que cortasse os pelos mais próximos aos olhos. Quando as lágrimas vazam permanecem neles e acumulam sujeiras;

2. o bigode foi cortado na altura de até dois dedos abaixo do focinho, de modo que não fique com cara estranha, mas ao mesmo tempo elimine a parte mais escura da mancha;

3. existem alguns produtos que ajudam a limpar a área, mas o que melhor funcionou com o Sunshine foi um produto vendido em farmácias homeopáticas, chamado Colírio de eufrásia(euphrasia officinalis- Almeida Prado*). Pinguei uma gotinha em cada olho todos os dias. Repito: todos os dias.

(Com alguns meses de uso do remédio e de bigodes cortados)

Simples assim. Depois de um mês comecei a ver a enorme diferença. Os pelos deixaram de receber aquela carga de lágrimas e à medida que foram nascendo novos pelos do bigode e ao redor dos olhos ficaram quase brancos.

Hoje em dia continuo pingando o colírio todos os dias.
Parece o mesmo cãozinho da foto lá de cima?
Fale com seu veterinário, se sobrou alguma dúvida.


UPGRADE: Usei, bem recentemente, um produto nacional chamado Lágrimas de Anjo, durante mais de dois meses, na dosagem de duas cápsulas por dia com minha cachorrinha maltês Brisa(na foto abaixo ela é a do meio), que começou a apresentar manchas a partir de dez meses. Dei a ela só o pozinho, para evitar que se engasgasse. É bem palatável, com leve cheiro de peixe e ela aceitou sem problemas.Não houve nenhuma diferença nas manchas. O produto é caro. No meu caso não valeu o preço.

(O peladinho é o Sunshine hoje em dia.)

* Não ganho nada pela propaganda. Custa em torno de R$35,00 e dura 6 meses ou mais.

13 comentários:

Delafonte disse...

Minha mãe tem um poodle. Ele tem um hábito engraçado de namorar um travesseiro da sala. Há outros travesseiros, mas ele gosta daquele. Acho que serão fiéis a vida toda.

leonor costa disse...

O Sunshine ficou brilhante como o sol! LIndo e fofinho! Ps meua parabéns pelo cuidado dispensado ao cachorrinho!



Beijinhos

Leonor

Mauro Castro disse...

É o que eu digo: persevera e triunfarás.
Há braços!!

São disse...

Boas informações estas. Não para mim, que não tenho animal de estimação nem penso ter, pois chorei muito à conta da morte da Laís, minha linda e doce cadaela dálmata.

Feliz semana.

JB disse...

Ainda bem que conheci o seu espaço, pois a minha irmã tem um cão exactamente com o mesmo problema! Obrigada pela partilha da valiosa solução! :)

Esse seu cão é belíssimo!
Beijinho

Clarice disse...

Delafonte, esse hábito é por ele não ser castrado, talvez? Deixa ele descobrir uma namorada de verdade e você vai ver a fidelidade dele ir pro brejo.
Nós nunca cansamos de descobrir novas peripécias nesses bichinhos.
Abraços.

Leonor, isso é o mínimo. Ainda tem que escovar todos os dias, passar remédio para alergia, preparar e dar comida, remédios e visitas quandoentra em crise gastrointestinal,segurar no colo cada vez que eu sento e por aí vai. Quem quiser ter maltês tem que ter tempo e paciência, eu garanto.
Abração.

Mauro, o encantador de cães diz que nós não temos o cão que queremos, mas o que precisamos. Por algum motivo, além dos 3 gatos especiais que tive e já se foram, precisava desse cãozinho irrequieto e cheio de problemas, mas que me enche de alegria.
Abração.

São, quem sabe alguém passe por aqui e aproveite, não é?
Atualmente no lugar de acolher mais animais estou contribuindo com a quele casal que cria mais de 100(já foram mais de 200). Ainda estou refazendo meu espírito da última perda. Mais tarde, quem sabe. Você entende bem disso.
Abração.

JB, olha aí! Pelo menos uma pessoa aproveitou. Talvez em Portugal você encontre o mesmo produto, mas de outro laboratório. Guarde o nome do princípio ativo e peça a uma farmácia de manipulação, se não achar.
Obrigada pelo incentivo.Sunshine agradece o elogio(au! au!)

odilongo disse...

Deu saudade..............ele é lindinho né? Bj.

Clarice disse...

Odi, ele continua sapeca e sempre ligado na tomada!
Beijos e au au!

Leika Horii disse...

Nossa que diferença!
Fiquei com ainda mais vontade de ter um cãozinho. Mas, por hora não seria uma boa dona, então nem pensar!
bjos

ManDrag disse...

Olha só como ele ficou bem diferente e muito melhor!

Por ele e pelos outros que poderão beneficiar deste teu conselho, bem hajas!

Abraços

Ângela disse...

Oii Clara

Como ele está lindoooo

Beijos bom final de semana!

Clarice disse...

Leika, geralmente eles não dão muito trabalho,mas eu sou privilegiada e recebo para cuidar essas pecinhas especiais.:)
Adote um de pelo curto. Ele vai adorar você.
Abraço.

Mandrag,foram tantos os conselhos! Profissionais, inclusive. É um assunto deixado mais ou menos por conta de clareamento com tintas e soluções para quem participa de exposições. Acho muito agressivo. Tomara que ajude muitos branquelos a ficarem mais bonitinhos.
Abraço.

Ângela, ele continua um micuim. Aprendeu algumas coisinhas, mas sempre agitadinho.
Beijos e bom final de semana também.

Alexander Perandin Moreira disse...

Há produto nacional para tratamento de manchas de lágrimas: Olhos de Anjos
https://www.facebook.com/?q=#/pages/Olhos-de-Anjos/218606344836955?ref=bookmarks