TRANSLATOR( BLOG OR POST)

12 de ago de 2010

Adube seu cérebro

Eu adoro curiosidades sobre o cérebro, esse grande injustiçado. Tudo antes tinha a ver com os bofes. Foram os sucos figadais que explicaram muita decisão errada, muitos atos impensados. Os ditos humores. Sem esquecer que o coração ditava tudo, desde paixões até a fé, a vida eterna, amém. Até que alguém colocou a cabeça e seu recheio acima de tudo.

Um documentário, que eu deixei até de piscar para assistir, tratou da plasticidade do cérebro. Pessoas, que paixão tenho por esse cérebro! Só pode ser paixão que me faz ficar de olhos esbugalhados em frente à tv ou passando folhas e sites para descobrir mais e mais.

Tem um lado fantástico e outro terrível nisso. Como confiar nos neurologistas e seus derivados, se tão pouco se sabe sobre o cérebro?

Pois nesse documentário falou-se de um cientista que parece ser um gênio nas experiências. Um total famoso desconhecido para mim, diga-se de passagem. Apresento a vocês: Pascual Leone.

Não bastasse ser um bonitão, demonstrou por A+B que(numa forma muito simplista de dizer), o cérebro reage da mesma forma quando se pratica alguma ação ou quando se pensa nela. (Pessoas, a linguagem técnica passa por palavrões e espaços que demandariam uma enciclopédia, sorry!).

Dito assim parece simples, mas veja bem que se você apenas pensar em algo ruim o amigo cérebro altera inclusive seu tamanho e formato, o que seria parte da plasticidade(que é muitíssimo mais abrangente e fantástica.).Que vem a ser a razão desse texto: cuidado com o que você pensa! Isso deixou de ser coisa de auto-ajuda, de gurus da mídia e similares. É provado pela ciência. Você constroi e reconstroi seu cérebro todos os dias.

Assim sendo, veja lá se pensa coisas boas!

Mesmo que esse não seja seu assunto predileto, dê uma espiada no artigo, crie novas conexões no seu cérebro. Dê desafios a ele. Prefere um texto engraçado? Então veja isto.

A imagem veio deste site, que tem outras curiosidades sobre o assunto.

Madrag enviou um vídeo sobre o assunto em seu comentário. Gostei tanto, que resolvi colocá-lo aqui. Se as legendas não ficarem visíveis, clique sobre o vídeo e assista direto no Youtube.



A propósito do título, veio de um comentário de uma médica sobre a irmã dela, que teria cabelos muito longos por conta do excelente adubo que havia em sua cabecinha.

8 comentários:

Leika Horii disse...

Qdo vc disse "o cérebro reage da mesma forma quando se pratica alguma ação ou quando se pensa nela" isso inclui atividades físicas?
bjos

PS.: fiquei com preguicinha de ver o documentário rs

Clarice disse...

Leika, você está querendo que o cérebro melhore seu físico? Muita moleza, viu? hehehe!
Faça um experimento: primeiro erga um braço lateralmente até a altura do ombro por vários minutos, até cansar. Depois baixe, deixe passar alguns minutos, feche os olhos e pense fortemente nesse mesmo exercício. Depois me conte.
Leia as piadinhas do link.
Abraço.

Sonia Boni disse...

Muito bom, Clarice, e vc encontrou companhia pra esse tema tão fascinante. Gosto tbém e salvei os links pra ler mais tarde. Vou fazer o exercício e comento depois, ok?
Bjs

São disse...

Interessantissimo. Interessante também a maneira como a abordagem explicativa humana vai variando ao longo dos tempos.

Um abraço, ma belle.

ManDrag disse...

Vamos descobrindo, vamos descobrindo e cada vez descobrimos que há muito mais a descobrir do que tudo aquilo que já sabemos.

Mas o cérebro tem ainda muitos mais segredos a revelar.

E o pensamento-forma?

Bom fim de semana, mesmo com nova frente fria avançando desde o Sul.

Abraços, com amizade

ManDrag disse...

A propósito de cérebros, gostaria de te sugerir um video para o fim de semana:
http://www.youtube.com/watch?v=1TIeTuVO_uY
Espero que te divirtas.

Abração, das bandas do calor.

Anonymous disse...

Oi !
Domingo chuvoso, cinzento e muito, muito frio. Ótimo para ficar em casa lendo os livros que vc me enviou. é o que estou fazendo.
So um intervalo para comer uma macarronada com um copo de vinho, claro, pensando em vc.
Beijinhos linda. Lê.

Anonymous disse...

Oi !
Domingo chuvoso, cinzento e muito, muito frio. Ótimo para ficar em casa lendo os livros que vc me enviou. é o que estou fazendo.
So um intervalo para comer uma macarronada com um copo de vinho, claro, pensando em vc.
Beijinhos linda. Lê.