TRANSLATOR( BLOG OR POST)

8 de mai de 2010

Ao Homem Mãe

Mais do que parabenizar as mulheres que geraram ou abrigaram no coração um ser novo, quero fazer uma homenagem especial a uma pessoa, que, por um desses descuidos da natureza, nasceu homem, mas é um dos seres mais femininos que já encontrei nesses meus 56 quilômetros.

A esse homem foi dada a graça de se doar não só como pai, mas como mãe, avô e avó. Poucas crianças tiveram um privilégio tão grande de receber o carinho que essa criatura doou a sua filha  e aos filhos dela.

Aprendeu a dar amor e carinho apesar de, ou talvez porque tenha sido indesejado como menino. Perdoou a quem não o quis e transformou a vida num teatro. Nem sempre fácil. Muitas vezes extremamente doloroso. Muitas vezes sem plateia que o apoiasse.

A fórmula para a sobrevivência foi doação. Irrestrita. Do emaranhado de sentimentos conseguiu formar uma família linda, superando as fórmulas estabelecidas.

É impossível para qualquer um de nós imaginar a mágica que ele conseguiu quando transformou a rejeição em aceitação. Sua alma ficou feminina por aceitação e imposição. 

Conhecendo sua generosidade e sua doçura é doloroso imaginar o quanto sofreu para tirar da crisálida agredida essa borboleta que só faz alegrar a vida de quem o cerca. É impossível avaliar o custo dessa representação necessária para sobreviver.

Por um cruzamento de palavras na internet nos contatamos e ao longo dos dias eu fui colocada por ele num lugar reservado às amigas. Trocamos confidências e me foi dado conhecer um pouco de sua natureza, mas mais que tudo, de sua alma.

Recebo lições dessa criatura a cada mensagem.

Há muito tempo devo essa homenagem.  Sempre me senti incapaz de transformar em palavras minha admiração, meu carinho, meu respeito imenso por você, que faz desse peso uma fórmula de espalhar sensibilidade. Lição preciosa de sobrevivência a cada dia.

Você hoje é a mãe a quem dou um abraço prolongado, emocionado e carinhoso, minha querida!

A rosa é do meu jardinzinho e divido com todas as mães que passam por aqui, sejam elas mães de barriga ou de coração.

10 comentários:

Anonymous disse...

Que coisa mais linda minha querida. Fiquei emocionada com seu carinho. Obrigada.
As feridas, as dores, os sofrimentos pessoais, quando sublimados num ideal de amor, tornam-se suportáveis e ate nos fortalecem. Talvez seja esta a mensagem que o cristianismo tente passar.Tenha um maravilhoso dia das mães. Lê.

Mari disse...

Que bonito, Clarice! Fico emocionada com essas histórias.
Feliz dias das mães!!!

Clarice disse...

LÊ, você sabe que merece muito mais e sempre terá meu carinho incondicional.
Beijos e beijos.

MARI, ela é uma pessoa sem igual. Quando pensei que nada mais poderia modificar em mim, encontrei essa pessoa fantástica e minha cabeça deu 360º.
Obrigada, lindinha. Não sei se você é mamãe, mas toda esposa é um pouco mãe, não é?
Beijo pra você.

São disse...

Um beijo para Lê.

Uma benção para quem ama suas crianças.

E um apertado abraço par ti, com desejos de um feliz e terno Dia, minha querida.

Anonymous disse...

SÃO Obrigada pelo beijo
Outro grande para vc. Lê

Pitanga Doce disse...

Clarice já passou o dia das Mães mas beijinhos nunca são demais. Tá melhorzinha, frô? Aqui resfrescou, sabia?

bonjour!

AVOGI disse...

Desculpa Clarisse nao ter lido este texto mais cedo, mas vale sempre a pena voltar atrás e relembrar. Adorei este texto. Que coração. um kis para você.

Clarice disse...

Pitanga, minha resposta se foi com a chuva. Sumiu!
Tó gastando menos lenço e tossindo mais, mas pelo menos durmo. E chove! E chove!
Beijos.

Avogi, só quem tem mente aberta reconhece a beleza no inusitado.
Essa pessoa é alguém que eu gostaria de ter conhecido há muitos anos.
Beijos, bela.

christiana disse...

Que lindo, Clarice! A Lenora é um anjo que pousou na minha vida, e fico feliz de ter sido a ponte que a levou até você.

Desculpe se ando sumida, mas não te esqueço não, viu? Saudades das suas visitas também.

Tudo de bom pra você, querida!
Beijos carinhosos.

Clarice disse...

Christiana, realmente agradeço a ponte.
Faço o possível para retribuir visitas. Pousarei no teu blog em breve com cometários. Já passei por lá e vi que agora viraste referência universitária. Parabéns!
Um grande abraço.