TRANSLATOR( BLOG OR POST)

14 de abr de 2009

Centímetros e outras coisinhas

Muitas vezes a diferença entre a elegância e o ridículo é medida em centímetros.

A não ser que você tenha as pernas de Tina Turner e cante como ela, ou esteja promovendo algum baile à fantasia, ou, ainda, que esteja desesperada a tal ponto, que perdeu o senso do ridículo, anote aí:

1. A partir dos 40 anos, a cada ano o vestido desce pelo menos um centímetro, até ficar no meio do joelho. Deixe que as pesssoas vejam sua elegância, não seus joelhos e pernas marcados pelo tempo. Na praia e dentro de casa fique à vontade.

2. Cabelo de adolescente só se for para subir ao palco ou para bailes de carnaval. Lacinhos, enfeites e penteados infantis ressaltam os anos que ficaram para trás. Um dia é preciso encarar que o cabelo que você está usando é mais adequado para sua filha. Ou netinha.

3. A partir dos 40(às vezes até antes) pintar o cabelo de preto facilita. Que as pessoas consigam ver melhor suas rugas e marcas de expressão. Cabelo muito escuro perto de pele com mais de 40 envelhece. Muito.

4. Luzes são um perigo. Se bem feitas ressaltam e avivam sua expressão. Mas cuidado para não ficar parecendo a Mortiça Adams. Luzes mal feitas e com chapinha, são um desastre total! Não é qualquer rosto que combina com cabelo escorrido.

5. Mantenha os cabelos bem tratados e com um corte adequado para sua idade. Procure um bom salão pelo menos a cada 3 ou 4 meses para conservar o corte. Isso faz a maior diferença.

6. É imprescindível que não se note a marca das roupas íntimas. A não ser que você não se importe de parecer vulgar. Calcinha aparecendo acima do cós da calça? Coisa apropriada para revistas masculinas, ou para provocar seu namorado, entre quatro paredes, mas não para pessoas usarem na rua ou no trabalho, estamos de acordo? Com mais de 40 então...

7. Compre e use roupas apropriadas para seu tamanho e peso. Pouca coisa é mais ridícula do que ficar parecida com uma mortadela. Deixe aquele vestidinho de quando você pesava 10 quilos a menos para usar em casa. Para fazer faxina.

8. Batons de tons alaranjados são proibidos para mulheres que não tenham os dentes branquíssimos. Essa cor ressalta o amarelo dos dentes.


9. Batom cor de rosa bem clarinho é mais apropriado para loiras adolescentes. Morenas devem usar essa cor e todas as variantes de rosa com muito cuidado para não ficarem pálidas.

10. Todo mundo sabe onde fica sua boca, independente da idade que você tenha. Não precisa marcar com lápis cinco tons mais escuro que o batom. Use lápis da mesma cor, ou, no máximo, um tom mais escuro. O lápis é usado para evitar que o batom saia do limite dos lábios, não para que sua boca fique parecendo luminoso de farmácia. Já viu alguma propaganda de batom de grandes marcas com a boca desenhada com lápis escuro?

11. Perfume não é sachê. Isso vale para mulheres e homens. Use pouco e jamais nas mãos. É horrível cumprimentar alguém e sair cheirando a loção de barba, ou ficar com um perfume que não é o seu(muitas vezes de extremo mau gosto) incomodando até conseguir lavar.

12. Quem tem quilos a mais deve evitar aquelas blusas enormes, que só fazem a figura ficar ainda maior. Nada de camisetas! Melhor usar roupas que criem uma cintura e que sejam adequadas a sua altura.

13.Calças curtas, justas ou não, que mostrem os tornozelos, cortam a figura e engordam. Use calças de corte reto e que cubram o pé. Elas alongam o corpo e são mais elegantes. Calças muito apertadas ressaltam o que se quer esconder. Cuidado com o tamanho e formato dos bolsos traseiros. Preguinhas? Ui!

14. Olhe-se no espelho antes de sair, sem ser condescendente. Se for o caso, peça a opinião de uma amiga, daquela que realmente gosta de você.
15. Não há roupa que fique elegante se o soutien não estiver adequado ao seu corpo e ao tipo de roupa.

16. Livre-se de roupas íntimas velhas, esfiapadas ou de tamanho e forma inadequados. Ninguém está livre de um incidente. E se o príncipe encantado aparecer sem avisar, hein?

17.Não acredite na opinião de vendedoras. Elas querem vender. Olhe-se muitas vezes no espelho antes de colocar uma roupa na sacola de compras.

18. Faça doação de roupas pelo menos uma vez a cada dois anos. Isso faz milagres pela sua elegância. Se você não usou uma roupa por dois anos seguidos ela não é importante para você e pode ser uma alegria para quem receber.

19. Nem tudo o que está nas revistas é adequado para todo mundo. Seja crítica.

20. Para economizar compre peças de boa qualidade e clássicas, que ficam na moda por muitos e muitos anos. Roupas que possam ser usadas com outras que você já tem ou que permitam combinações entre si.

Complete a lista.

13 comentários:

W. Henrique disse...

Nem precisa tanto, Clarice. É claro que são conselhos que só irão acrescentar mas, lembre-se, as mulheres que já passaram dos quarenta são incrivelmente sedutoras, lindas e charmosas. É só dar uma olhada na rotina da cidade e no desfile das mulheres. As "coroas" estão dando um banho.

Abraço

W.Henrique

Clarice disse...

W.Henrique, muita gente linda por todos os lados e quadrantes. As que passaram dos 50 também, mas a gente vê cada estrupício que se cuida mal, se veste errado, não se olha no espelho, pensa que ainda é adolescente e, pior, se comporta e veste como se fosse.
É mais ou menos como os barrigudinhos que insistem em usar sunguinha na praia. :)
Abraço.

São disse...

Bons conselhos, linda!
Há pessoas que não têm seno , não.
Um grande abraço.

Clarice disse...

São, coisas que parecem difíceis muitas vezes só precisam ser colocadas em perspectiva.
Beijos.

Pitanga Doce disse...

16. "Livre-se de roupas íntimas velhas, esfiapadas ou de tamanho e forma inadequados. Ninguém está livre de um incidente. E se o príncipe encantado aparecer sem avisar, hein"?

...ou se você se esparramar no meio da festa, hein, hein???

boa tarde, Clarice e acaba de cair um pé d'água por aqui. Vamos ver se refresca.

Tiago Medina disse...

Muito bom esse post.
Assim que tiver uma sugestão, acrescento aqui.

Clarice disse...

Pitanga, pena eu não ter lembrado disso.Pra você ver como meu índice de maldade está baixo. hihihi!
Abração e boas águas. Aqui céu azulíííssimo e brisas outonais.

Tiago, um dia desses arrisco a versão masculina. Tua contribuição será imprescindível.
Abraços, moço jornalista.

São disse...

Bom fim de semana, amiga.

Mauro Castro disse...

Claricinha Kalil, eu teria uma pergunta para tão prestigiada consultora de moda: Do alto dos meus recentes 46 anos, tenho desconfiado que já é hora da abandonar meus All Star verde com detalhes laranja. Seria, mesmo, o caso??
Há braços!!

Ecila disse...

O importante é estar bem e feliz...oq os outros vão achar...é problema de cada um!!!

Clarice disse...

Ecile, é quase isso. A gente sempre se importa um pouquinho, senão não usaria espelho, não é verdade?
Só não liga para o que os outros acham quem vive numa ilha. Sozinho. Até passarinho liga para a aparência do seu par!
Pelo menos fugir do ridículo, concorda? Então, tá!
Abraço.

Verdinha disse...

a madonna devia ler uma boa parte deste post :X

Clarice disse...

Verdinha, essa moça(nem tanto) é uma grande marqueteira, que adora chamar atenção, mas tem partes do corpo,que já é hora dela mostrar de modo diferente, ou acaba virando propaganda negativa. Por mais exercícios que faça, tem coisa que cruz credo!
Invejo a energia dela, mas tudo tem seu tempo.
Abraço e obrigada pela visita e comentário.