TRANSLATOR( BLOG OR POST)

16 de fev de 2009

A Crueldade da Economia de Migalhas


Então ele terminou. Já vai tarde! Até o próximo Outubro, quando essa insanidade retornará, com certeza.

Que idiotice preenche cérebros humanos, para que só encontrem como saída para a economia de energia, adiantar uma hora do relógio?(Na Argentina a diferença é de duas horas. Lembre disso quando chegar ao final do texto.)

Não estranhem que uma pessoa que não se deixa governar por relógios reclame assim tão fortemente. Confesso que nem queria cair nessa mesmice que lota blogues todos os anos a reclamar desse burro horário de verão. Mas vi, além de pessoas-zumbi, apetite alterado e humor irreconhecível, uma reportagem que me deixou com coceira nos dentes.

Era o primeiro dia de aula na escolinha. Cidade de São Paulo. Os pequenos chegavam emburrados, cabeça baixa, firmavam a mão na saia da mãe ou na mão do papai. Normal, pensei. Primeiro dia de aula. Primeira série e jardim de infância depois de férias com aquela alegria toda.Ter que se enquadrar e sentar em salas por algumas horas deve parecer um terrível castigo. Medo do abandono.

As professoras/tias cheias de abraços e sorrisos não venciam aqueles olhinhos desconfiados, que pareciam contradizer a dinâmica desses encontros. Alguns chegavam nos carrinhos, dormindo ainda. Outros eram carregados no colo e depositados dentro do pátio, bem pertinho das moças ou até no colo delas.

Tinha alguma coisa errada!

A mãe esclareceu, cheia de orgulho por ver seu pimpolho fazer parte do rebanho, com uniforme novo:
-Ele estava tão entusiasmado pelo começo das aulas! Difícil foi botá-lo para dormir, uma hora antes, há uma semana e acordá-lo às quatro e meia para tomar banho, comer o lanchinho e sair.

Vou repetir :"...acordá-lo às quatro e meia..."

Ora, faça-me o favor!!!! Onde estão psicólogos, médicos e pedagogos desse país?

4 comentários:

Pitanga Doce disse...

Clarice, também levanto as mãos aos céus cada vez que termina este horário "redículo", mas acordar as quatro e meia? A quantos kms morava esta criança, da escola? E em que horário era a entrada? Será que São Paulo já não faz mais parte do Brasil? Não vi a reportagem, aliás estou evitando ver telejornais depois da vitória do Chaves. Isto é pior que horário de Verão. E a Globo gosta de transmitir seus "valorosos discursos" na íntegra.

Ih, desculpa. Perdi o rumo da prosa.

bom dia Clarice!

neu disse...

Na minha santa ignorancia, queria entender:
O comercio trabalha 8 horas por dia
A Industria trabalha dia e noite.
O shopping com toda parafernalia de uso da energia eletrica, abre as as 10 e fecha as 22.
O meu banho diário é sagrado e no verão prefiro frio (única economia)
A iluminação das ruas permanecem ligadas pelo mesmo periodo.
Os usuarios de elevadores, são os mesmos todos os dias, seja qual for o horario corrente.
Como diz um conhecido em Curitiba: Pelo memos o farol do meu carro eu economizo quando volto para a casa.
neu

Susana disse...

Vou engrossar o coro dos descontentes, mas também dos felizes por terminar esse horário que dizem ter sido feito pra economizar energia. Não sei de onde? Para mim, claridade rima com atividade, ou seja, são vinte horas e ainda tem sol lá fora. O resultado é que eu acabo trabalhando mais e dormindo menos. Hã...eu acordo as 5h30, porque percorro diariamente uns 35 km até meu trabalho. Claro que tb. tem o banho, o café da manhã, a descidinha com o cachorro antes disso.

Clarice disse...

Pitanga, ao que parece a escola era no bairro. Não entendo por que as aulas não começam uma hora mais tarde e os pais se adaptam a isso.
Criança toma banho antes de dormir. Precisa dar banho de madrugada por quê?
Beijos.

Neu, aquele povo que tomava banho na tal hora de pico, cria outro horário de pico. Tudo bem fazer três turnos para aproveitar a luz do sol, mas deixem as crianças dormirem, pelamor!
Depois se queixam do baixo aproveitamento, rebeldia...
Abraços.

Susana, cinco e meia ainda é cedo demais para qualquer organismo que queira ser saudável, não é? O povo se adapta, mas tem prejuízo da saúde a médio e longo prazo.
Um dia eu ainda entenderei por que as pessoas tomam banho quando acordam, se tomaram antes de dormir, viu? A não ser que a festa tenha sido grande, o calor tenha sido terrível. rs
Beijos, bela!