TRANSLATOR( BLOG OR POST)

27 de jan de 2009

Da série "Você Sabia?"

Onde Judas perdeu as botas



Significado: Lugar longe, distante, inacessível.



Histórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.



Quem não tem cão caça com gato



Significado: Ou seja, se você não pode fazer algo de uma maneira, se vira e faz de outra.



Histórico: Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia "quem não tem cão caça como gato", ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.





Da pá virada



Significado: Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio.



Histórico: A origem da palavra é em relação ao instrumento, a pá. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada pelo homem vagabundo, irresponsável, parasita. Hoje em dia, o sujeito da "pá virada", tem outro sentido. Ele é o "bom".



Nhenhenhém



Significado: Conversa interminável em tom de lamúria, irritante, monótona. Resmungo, rezinga.



Histórico: Nheë, em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles não entendiam aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer "nhen-nhen-nhen".





Pensando na morte da bezerra



Significado: Estar distante, pensativo, alheio a tudo.



Histórico: Esta é bíblica. O bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificado para Deus num altar.




Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar "pensando na morte da bezerra". Consta que meses depois veio a falecer.



Não entender patavina



Significado: Não saber nada sobre determinado assunto. Nada mesmo.



Histórico: Tito Lívio, natural de Patavium (hoje Pádova, na Itália), usava um latim horroroso, originário de sua região. Nem todos entendiam. Daí surgiu o Patavinismo, que originariamente

significava não entender Tito Lívio, não entender patavina.





Retirado de: CASCUDO, Luís da Câmara.

Locuções Tradicionais no Brasil.

Ed. Universidade Federal de Pernambuco.



Recebi por e-mail. Não garanto a autoria nem a integridade do texto

Nenhum comentário: