TRANSLATOR( BLOG OR POST)

13 de nov de 2008

Nem Lulista nem Petista. Brasileira.

Pois é. Ignorâncias à parte, nós com 500 anos e eles com mais de mil. Eles quase afundando e nós ensinando como é que se faz.

Bandido tem dos dois lados, com cultura ou sem. Eu não gosto do Lula. Não sou petista e nunca serei. Mas devo confessar que a equipe que cuida do que interessa está dando um banho. Abomino essa roubalheira toda, essa coisa de máfia que ainda virá à tona. Que não é e nunca foi exclusividade dele. Fernando Henrique teve sorte de contar com pessoas que esconderam bem o que ele fez. Só do Bndes espalhou tanto que dava pra salvar a África toda. Sarney foi a conta do papagaio. Aquele do penacho que mandaram para a Itália, Deus nos livre! Precisa falar do Collor?

Políticos são uma m... Todos eles! Eu respeito pessoas não cargos. Por isso, por enquanto, admiro Obama como pessoa.


Acho a alternância de poder salutar e necessária. E também acredito que o que deve ser analisado e julgado é o governo e não a pessoa. Eles não fazem nada sozinhos e metade do que acontece no país não chega nem perto do gabinete do presidente. Quem já ocupou algum cargo realmente importante sabe disso. Ou deveria saber.

Lula deveria calar a boca e ler mais. E os brasileiros, por enquanto, deveriam ficar muito felizes por não estarem entre os 50 mil que já foram demitidos na Alemanha, os 20 mil ou 30 mil que perderam o emprego na Espanha, os 130 mil que perderam o emprego nos EUA, os que não têm mais onde trabalhar na França, na Inglaterra, na Islândia.

Lula fala muita besteira. Mas de vez em quando alguém escreve bonitinho pra ele ler e nos "repentes" ele acerta algumas. Ele é tanso mas não é tapado. Um sindicalista que freqüentou reuniões de treinamento intensivo sobre negociação com os maiores empresários do país e conhece bem os bastidores do Senado e da Câmara. Ele acerta quando diz que o governo e o povo devem investir em empreendedorismo e não em ciranda financeira. Em trabalho. Ou que em vez de ficar anunciando doações para a África deveriam fazer como fez o Brasil, que instalou lá um escritório da EMBRAPA para pesquisar o que pode ser desenvolvido por aquele povo para que tenham o que comer.

Ele fala negro e não afro-descendente, mas e daí? Quem fala? Você fala? Só jornalista. A cor dele é afro-descendente? Não. É negra! Não há preconceito nenhum nisso. Você não aprendeu na escola que existem diversas raças: branca, amarela, negra...?

Concordo com muitas das colocações dessa ilustre desconhecida por mim, Sra Mara Montezuma Assaf, de quem recebi um texto de um amigo, a propósito de bobagens que disse e fez o Lula, mas me cansa e irrita ver que há sempre alguém de plantão só para enunciar o lado ruim de tudo o que se faz e fez no Brasil, os esbugalhos, a falta de cultura, as gafes.

Onde estão aqueles que criticavam a quantidade de viagens que o governo brasileiro(não Lula, o governo brasileiro- não precisa personalizar), quando buscava novos e inúmeros parceiros comerciais? Não fosse isto estaríamos na mesma situação da Argentina, que depende dos EUA para sobreviver, porque é seu maior comprador, junto com o Brasil.

Ainda estamos no meio do maremoto, mas, caramba! vamos tentar pelo menos ver o que está escancarado? Será que todos os governos mundiais são cegos ou tomaram um pileque e por isto estão elogiando a economia e o governo brasileiros? Que interesse eles teriam no LULA, um pobre coitado que se aproveitou daquilo que o Brasil ofereceu? Por que não malharam aquele bom moço do "Solidariedade" da Polônia, que foi elevado aos céus por ser operário e chegar à presidência de seu país? O ruim é que Lula se auto-elogia. Isso é terrível! Concordo. E a mulher dele é feia, sem traquejo social, não faz nada o dia inteiro e é gorda. Isso é horroroso!

Eu, você, nossos vizinhos, filhos e amigos não demonstram orgulho pelas conquistas? Eu sinto. Nunca vou esconder que na empresa onde trabalhei fui a única mulher a ocupar determinado cargo. Com merecimento.


Não fico me comparando a ninguém, mas, quanta mediocridade, quanta hipocrisia! Se você, vindo de qual classe social viesse se metesse a político e chegasse a presidente ficaria mais humilde do que é? Imagine um bronco que veio do mangue. Dá um desconto! Desliga a televisão ou troca de canal quando esse cara que é o Presidente estiver falando. É o que eu faço. Só escuto os elogios indiretos e as críticas. E ultimamente não tenho precisado trocar de canal.

Lula tem que ir embora. É de lei. Ufa! E que dona Dilma não se eleja. Oremos!

Que venha um melhor, que saiba falar corretamente, que não se meta em sujidades como fez essa corja que se mistura a bons profissionais. Uma pessoa que não se compare a ninguém. Que tenha uma excelente equipe a trabalhar pelo povo. Que não diga besteiras. Que só beba no recôndito de seu lar, como tantos.Que não se aproveite do poder para benefício próprio, como tantos de agora e de antes. Que não dê cargos para amigos. Que saiba incentivar a cultura. Que faça um milagre e salve a saúde pública e dê um jeito no que fizeram com a educação os últimos dez presidentes. Que nos salve de balas perdidas...

Que seja, no mínimo, tão competente quanto foram os que acertaram.

Dá para acender a luz sobre o que temos de bom?


Alguém seguiu o roteiro de viagem da equipe do governo brasileiro antes da reunião do G-20?Bem, agora estão falando que olhos cansados e vermelhos só podem ser de festa.

3 comentários:

salvoconduto disse...

Eu troco, eu troco, mando para aí o Sócrates e você manda-me esse tal de Lula, valeu?

neu disse...

Quanto a sua foto do perfil, eu vou fazer plastica para voltar também a ter meus trinta aninhos.
Está ótima no novo visual!

Quanto ao Lula, a justiça
taaaaaaaardaaa mas não falta.
neu

Clarice disse...

SalvoC, sei não! Com esse nome já temos um e jogava um bolão! ;)
Abração e tenha excelente final de semana.

Neu, nem só plástica e foto pequenininha tem suas vantagens. A outra é que as pessoas que gostam de nós, como nós também estão enxergando menos bem, então vamos sempre parecer melhores do que realmente estamos, hehehe!
Abração e bom final de semana.