TRANSLATOR( BLOG OR POST)

24 de out de 2008

Da série "Dicas sem Fim"

Certas coisas seria desnecessário espalhar por aí. Mas imagine que exista algum ser que vá morar sozinho ou com amigos e não tenha a mínima noção!



DICAS INTERESSANTES DE SABER



* Procure fazer suas compras aos pouquinhos, pois a despensa cheia, muitas vezes, facilita que os produtos saiam da validade. Além disso, fazer compras semanalmente, por exemplo, possibilita o consumo de alimentos mais fresquinhos.



* Faça sempre uma lista de compras pensando na quantidade de comida realmente consumida pela família. A idéia é comprar sempre o estritamente necessário.



* Os vegetais (frutas, legumes e verduras) são perecíveis e devem ser consumidos com certo imediatismo. Por isso não se acanhe em comprar esses produtos por unidade, um hábito nos países europeus.



* Aproveite, sempre que for possível, as cascas, os talos e as sementes dos vegetais. As folhas e os talos do brócolis dão, por exemplo, para serem aproveitados em sopas. A casca do ovo, por exemplo, rica em cálcio, pode ser misturada à farinha em bolos e pães. Basta triturá-la no liquidificador. O vinho azedado, em vez de ser dispensado, vai muito bem como vinagre nas saladas.



* Conserve na geladeira os vegetais sempre inteiros. No caso do abacaxi, por exemplo, descasque, mas não retire o miolo. Já a metade que sobrou do abacate deve ser guardada junto com o caroço. Essas são medidas que aumentam o tempo de vida do alimento.



* Não guarde a sobra da comida na panela. Guarde-a em recipientes adequados e na geladeira. Isto manterá a aparência da comida para que seja bem reaproveitada.



* Cuidado extra ao comprar alimentos em promoção. Em geral, a data de validade está para ser vencida ou o produto é de baixíssima qualidade, e o comerciante está querendo passar para frente. Na prática, por causa da curta validade, eles nem chegam a ir para a mesa, são logo descartados.



* Ao servir-se, lembre-se de usar o bom senso. Sirva-se somente da quantidade que irá consumir. A sobra do prato não poderá ser aproveitada.



* Como fartura não é sinal de qualidade, ao preparar um jantar para os amigos, evite exagerar nas proporções.



(Fonte: Folha de São Paulo)





DENTRO DA COZINHA



1 - Se o molho ficou muito gorduroso, acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio.



2 - Faça a alface murcha reviver, colocando-a numa vasilha com água e suco de limão. Deixe de molho por 1 hora na geladeira.



3 - A comida ficou salgada demais? Na sopa ou no ensopado, adicione batatas cruas, cortadas. Assim que estiverem cozidas, terão absorvido o excesso de sal.



4 - Os tomates estão maduros e moles demais para a salada? Coloque-os numa vasilha com água fria e salgada. Depois de algum tempo eles voltarão a ficar firmes. Experimente!



5 - Para o queijo não ressecar dentro da geladeira, quando guardado por algum tempo, pincele manteiga ou margarina na parte exposta.



6 - Outra dica boa para retirar o excesso de sal da comida é pingar algumas gotas de limão e deixar ferver um pouco mais. Pode-se também acrescentar 1 colherinha de açúcar e outra de vinagre.



7 - Torne as gelatinas de morango, framboesa, uva ou cereja mais nutritivas e gostosas, preparando-as com a água de cozimento da beterraba.



8 - Para saber se um ovo é fresco ou não, sem ter que quebrá-lo, é só colocá-lo numa panela com água fria e bem salgada. Se o ovo afundar é fresco; se boiar, já passou da época. Jogue-o fora.



9 - As claras podem ser guardadas congeladas por um período de até 1 ano. Coloque-as num recipiente plástico, congele-as e você poderá usá-las em merengues, bolos, pudins de claras, etc.



10 - Para fazer omeletes muito mais fofas e leves, é só adicionar uma pitada de maisena antes de bater os ovos.



11 - Para ver se a temperatura do óleo já está no grau desejado, é só colocar um quadradinho de pão na panela. Quando o pão ficar corado e crocante, é sinal de que o óleo estará no ponto ideal para a fritura.



12 - Para bolos, é melhor usar ovos médios do que grandes. Ovos extragrandes fazem com que os bolos abaixem quando frios.



13 - Para conservar os limões frescos, guarde-os numa vasilha com sal.



14 - Se os limões estiverem verdes e com pouco sumo, cubra-os com água. Troque a água diariamente. Eles vão amadurecendo e ficando mais suculentos.



15 - Para que as maçãs permaneçam claras mesmo depois de cortadas, mergulhe-as numa vasilha com água fria e suco de limão.



16 - Para que as frutas cristalizadas (ou passas) fiquem bem distribuídas na massa de bolo, polvilhe-as com fermento em pó antes de adicioná-las à massa. Dessa forma, elas não afundarão.



17 - As gemas podem ser guardadas na geladeira por até 3 dias, basta que cobrir com água ou óleo.



18 - Para aumentar o volume do creme chantilly, adicione a ele claras previamente batidas em neve, bem firmes.






Nota: Eu criei um arquivo e fui depositando uma coleção de dicas que recebi por -email. Nem sempre informam a fonte e nem sempre lembro de quem enviou.

2 comentários:

salvoconduto disse...

Vou já guardá-las que há aqui algumas bastante interessantes.

Helô disse...

uma dica literária, que certamente já conheces: http://www.fulano.com.br/scripts/JogosOnline/LeTroca/LeTrocaAbertura.asp

viciei nesse joguinho. e agora o marcelo descobriu também!