TRANSLATOR( BLOG OR POST)

28 de jul de 2008

De Olho na Bomba!


COMO POUPAR NA CONTA DE COMBUSTÍVEL

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos. Assim, que pode você levar a sério os truques a seguir para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.

*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio-dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.

Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo(peça para o frentista).

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao verter mais lentamente, cria-se menos vapor. Todas as mangueiras colocam vapor no tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira ao depósito da estação . Com isso consegue-se menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos e cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.

Se você chegar ao posto de serviço e vir um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou acaba de reabastecê-los, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer com combustível sujo.

Notas:

1. O texto foi adaptado (e corrigido) conforme a língua portuguesa brasileira. O original foi-me enviado na versão de Portugal.

2. Eu juro que tentei achar o autor desses conselhos, mas parece que todos os blogs portugueses já publicaram e até alguns no Brasil, então, se o autor passar por aqui, apite!

3. Todos os conselhos são válidos para nosso etanol e diesel ecológico, todavia, não sei se a densidade do álcool se altera com a temperatura como ocorre com a gasolina e diesel. Algum químico/físico de plantão?

4. Essa bomba de bar para encher de cerveja ou outra bebida alcoólica encontrei neste site.

9 comentários:

isa disse...

interessante economicamente e também cientificamente (por que não, né?)

Vou até mandar por e-mail isso para meus colegas!

o/

Anonymous disse...

Excelentes dicas. Valeu mesmo. A densidade do alcool tambem se altera com a temperatura. Lê.

salvoconduto disse...

As dicas fazem sentido. Claro que as vou seguir.

Obrigado e abreijos!

Lúcia disse...

Ó Clarice - essas dicas aqui em Portugal são preciosas, que o combustível está quase impagável! Tal como por todo o lado, não é?

Beijinhos

Clarice disse...

Isa, com a economia pode-se comprar alguns chocolates, não é?
Abraços.

Lê, você percebeu a provocação não é? Eu sabia que você apareceria e deixaria sua informação. Obrigada.
Beijão químico.

Salvoconduto, bom para passar adiante também. Bons passeios!
Abraço.

Lúcia, você não quer se mudar para o Brasil?
Beijinhos.

Helô disse...

Buenas, como sou uma pessoa sem rodas, o que posso fazer é passar adiante.

+ beijo

ps - será que ocorre alguma alteração devido a chuva incessante?

Clarice disse...

Helô,você é uma moça ecológica além de enológica, hein?
Hum, as gotas estão próximas por aqui também.
Beijos.

São disse...

Interessantes pistas, sim senhora!
Pena eu não ter carro , rrrsss...
Beijinhos.

Clarice disse...

São, um dia você irá lembrar deles!
Beijos.