TRANSLATOR( BLOG OR POST)

28 de mai de 2007

Sucesso nunca é obra do acaso

Os oito mandamentos da Toyota

Há décadas, estes são os princípios que regem o dia-a-dia da maior montadora do mundo

1. Qualidade, qualidade, qualidade. O mantra é repetido à exaustão por todos os funcionários da empresa.A busca pela perfeição é o motor do aprimoramento contínuo da Toyota.

2. Obsessão por corte de custos. Não é apenas nas fábricas que a montadora busca reduzir suas despesas continuamente. Na matriz, por exemplo, é proibido tirar impressões coloridas e todo o papel utilizado é reciclável.

3. Investimento em treinamento. Antes de começar a trabalhar, todos os funcionários recémcontratados passam por um treinamento de cinco meses, independentemente do cargo que vão ocupar.

4. Emprego vitalício. Embora fora de moda na maioria das empresas, empregar um funcionário por décadas ainda é uma das principais características da Toyota, sobretudo no Japão.

5. Busca pela simplicidade. Na montadora japonesa, o negócio é ser simples. Nas reuniões de executivos, por exemplo, as apresentações devem caber numa folha de papel no formato A3.

6. Visão de longo prazo. O planejamento é chave na companhia. Hoje, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa já está avaliando como devem ser os carros da montadora em 2030.

7. Decisão por consenso. A maioria das decisões ainda é tomada em conjunto pelos 30 principais executivos. Embora mais longo, o processo minimiza riscos e evita rachas internos.

8. Proximidade com o consumidor. Em vez de criar carros que sejam ícones da indústria automotiva, a Toyota investe em pesquisas para criar automóveis que os clientes queiram (ou precisem) comprar.

Leia o artigo na íntegra, aqui

2 comentários:

juarezam disse...

Admirável esta empresa. Seus produtos são dez. E estas regras são muito coerentes.

abraço,

juarez

Clarice disse...

Juarez, enquanto alguns brasileiros esperam que o governo faça tudo, esses japoneses trabalham, trabalham, trabalham...
Um grande abraço, amigo. Sempre inspirador ler você no Flickr.