TRANSLATOR( BLOG OR POST)

12 de mar de 2007

Aguarde um minutinho!


Oh, sim! Eu sou do tipo que detesta esperar gente atrasada. Acho o cúmulo da falta de consideração alguém marcar compromisso às 14:30 e chegar às 15:00 horas! No trabalho eu era a primeira a chegar e até hoje sempre chego adiantada. Pra ver o quanto eu ligo para essa coisa de pontualidade. Na vida pessoal, bem, se não me gosta o suficiente para chegar na hora marcada, telefone avisando ou desapareça!
Eu sou sempre aquela que espera a manicure terminar com a cliente que chegou atrasada antes de mim, pelo médico, pelo marceneiro, pelo encanador, pelo pedreiro, pelo telefonema, pelo raio que os parta!

Então imagine como eu estava, depois de duas horas de revistinhas e assuntos daqueles que só se ouvem em salas de espera de consultório médico de obstetrícia e ginecologia, tendo conseguido uma "saidinha rápida", extraída a ferro do coração do chefe(Yes! aquele chefe que quando você pede para sair, faz mil perguntas e quando você volta olha para o relógio descaradamente!).

Sim, eu já fiquei mais paciente(nos dois sentidos) com o passar do tempo, mas aquela doutora que marcava mais consultas do que cabiam em uma tarde, me perdeu como cliente, já faz bem uns quinze anos.

-Avise, por favor à Dra. Fulana, que se ela não tem mais nada o que fazer na vida, eu tenho!

E saí para nunca mais voltar.

Bem a propósito disto, recebi de Bruno essas definições. Você vai pensar que é só no Brasil, mas viu no noticiário da semana passada, aquele nosso país vizinho(não é a Argentina, não), onde estão fazendo campanha nacional para as criaturas respeitarem as horas? Coisa de deixar até brasileiro louco!

Dicionário Brasileiro de Prazos

Para evitar que pessoas incautas fiquem "pegando injustamente no nosso pé", está-se compilando o "Dicionário Brasileiro de Prazos", que jádeveria estar pronto, mas atrasou, e do qual foram extraídos os trechos a seguir:


DEPENDE

Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer não.

JÁ JÁ!

Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que já.Ledo engano! É muito mais lento. Faço já significa "passou a ser minha primeira prioridade", enquanto "faço já já" quer dizer apenas "assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito".

LOGO

Logo é bem mais tempo do que dentro em breve e muito mais do que daqui a pouco. É tão indeterminado que pode até levar séculos. Logo chegaremos a outras galáxias, por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase "Mas logo eu?", que quer dizer "tô fora!".

MÊS QUE VEM

Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu.Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!

NO MÁXIMO

Essa é fácil: quer dizer "no mínimo". Exemplo: Entrego em meia hora, no máximo. Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

PODE DEIXAR

Traduz-se como nunca.

POR VOLTA DE

Similar a no máximo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das 5 horas quer dizer a partir das 5 horas.

SEM FALTA

É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque depois do primeiro atraso, deve-se dizer "fique tranqüilo, que amanhã eu entrego." E depois do segundo atraso:, "relaxa, amanhã estará em sua mesa. Só aí é que vem o amanhã, sem falta".

UM MINUTINHO

É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos.

TÁ SAINDO

Ou seja: vai demorar. E muito. Não adianta bufar. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo. Não entendeu? É para continuar a esperar? Capisce?Understood? Comprendez-vous? Sacou? Mas não esquenta que já tá saindo...

VEJA BEM

É o day after do depende. Significa "viu como pressionar não adianta?". É utilizado da seguinte maneira: "Mas você não prometeu os cálculos para hoje?" Resposta: "Veja bem..." Se dito neste tom, após a frase "não vou mais tolerar atrasos, OK?", exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura.

ZÁS-TRÁS

Palavra em moda até uns 50 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência. Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.

(Autor desconhecido, conhecedor da cultura brasileira.Se conhecer o autor,
apite! )

Foto dessa maravilha: aqui tem E outros inacreditáveis!

Um comentário:

Susana disse...

Só vc mesmo pra me fazer rir em pleno horário de expediente. Culpa da rede trancada deste campus.Mas a leitura aqui não é perda de tempo não.