TRANSLATOR( BLOG OR POST)

13 de dez de 2006

Mel, canela e muita saúde!


A gente pensa que já sabe muita coisa sobre ele, mas sempre aparece mais uma utilidade desse verdadeiro tesouro produzido pelas abelhas. Recentemente, descobri que mel é um excelente cicatrizante de ferimentos, queimaduras e cortes de qualquer tipo, inclusive de cortes cirúrgicos!

Além da máscara esfoliante, hidratante e nutritiva, receitada por Susana no comentário do penúltimo post, tem uma lista de maravilhas que podem ser feitas com mel, que veio de um doce amigo e que repasso abaixo, quase integralmente(com algumas correções).

É preciso cuidado na hora de comprar mel. Verificar sua origem e composição é indispensável, para não acabar levando água fervida com açúcar e limão, muitas vezes encontrada nas barraquinhas de vendedores ambulantes e até em mercados.

Não vou perder a chance de falar bem dos que são produzidos aqui em Santa Catarina. São maravilhosos! E por mais caro que possa parecer, o mel , por tudo o que pode ser feito com ele, é uma pechincha!

Tem um vidro com um restinho de mel, já açucarado, esquecido lá no fundo da prateleira? Use. Mel não tem vencimento. Para recuperar a forma líquida é só aquecer em banho-maria, lentamente. Jamais em microondas! Se a quantidade de mel for pequena, basta colocar a vasilha dentro de uma outra com água quente e aguardar alguns minutos. Para que o mel não açucare guarde fora da geladeira e longe de muita claridade.

Vamos às mil e uma utilidades, informações e novidades!

-A mistura de mel e canela cura muitas doenças.
-O mel é produzido em quase todos os países do mundo.
-Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.

A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua edição de 17 deJaneiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com canela.

DOENÇAS DO CORAÇÃO

Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma regularmente no café da manhã no lugar da geléia. Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos infartos. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.

Nos Estados Unidos e Canadá, utiliza-se essa pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa.

PICADAS DE INSETOS

Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela em pó.Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.

ARTRITE

Misturar uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beber uma de manhã e uma de noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica.

PERDA DE CABELO

Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva o mais quente que resistirem, uma colherada de mel e uma colherzinha de canela em pó no couro cabeludo. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo para quem deixar a pasta na sua cabeça por somente 5 minutos.

(Como eu acredito nos benefícios do mel , mas não perco a chance de uma ironia, fico imaginando o sujeito emplastrado com essa mistura correndo das moscas, loucas pelo mel! Então sugiro que se quiser tentar, depois de aplicar envolva a cabeça num saco plástico ou numa touca de banho.)

INFECÇÕES DE RINS

Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os agentes da infecção nos rins.Tomar duas vezes por dia. até que a infecção acabe.


DOR DE DENTES

Fazer uma pasta com uma colherzinha de canela e cinco colherzinhas de mel e aplicar no dente que está doendo, repita pelo menos 3 vezes ao dia.

COLESTEROL

Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deve-se tomar 3 vezes ao dia. Isto reduz o colesterol em 10% em 2 horas. Tomado diariamente controla os níveis do mau colesterol.


RESFRIADOS

Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel morna com 1/4 de colher de canela em pó e tomar com freqüência.

A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.

VELHICE

Misture 4 colheradas de mel, uma colherada de canela e três xícaras de água bem quente. Beba 1/4 de xícara, três ou quatro vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave e diminui os desconfortos da idade avançada. Beber este chá prolonga a vida e promove bem estar.


DOR DE GARGANTA

Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de Vinagre De Sidra.


PARA PERDER PESO E COMO LAXANTE SUAVE

Misture numa xícara de áqua bem quente, uma colher de mel e uma colherzinha de canela e beba à noite antes de dormir e meia hora antes do desjejum.


Observações muitíssimo importantes:

-Esta é uma lista sugerida de benefícios do mel e não uma lista de recomendações médicas. Quem precisa de atenção de médico ou de dentista deve procurar esses profissionais e confirmar a possibilidade de seu uso durante qualquer tratamento.

-Crianças até um ano de idade não devem comer mel, sob risco de terem reações que podem levar a óbito. Só deve ser usado mel na alimentação infantil, depois de consultar um pediatra.

- Depois de misturado com água o mel pode fermentar. Melhor preparar só a porção que vai ser consumida no mesmo dia.

- Mesmo que algumas sugestões pareçam estranhas (e até engraçadas) use mel de vez em quando, nem que seja só para adoçar a vida!

Foto: copiada deste site

5 comentários:

Bruna Castro disse...

oi clarice!!
eu de tão ansiosa, para ir para a praia, não li o teu texto!! me desculpa!!
clarice te mandei um e-mail!!
sobre a prai!!
beijo!!
Bruna Castro

Altino disse...

Mulher simpática contribuindo para a informação dos outros. Se quiser, acesse meu blog altinoreflexoes.blogspot.com e quem sabe podemos manter contato e troca de informações. Abraços.
de
Altino Olimpio

Clarice disse...

Altino, gentil assim, como negar?
Já passei por lá, gostei e voltarei.
Abraços.

Andréa Diniz disse...

Não restam dúvidas sobre a importância do mel para a saúde, tanto na prevenção de doenças quanto em seu tratamento. Seja com limão, seja nas frutas durante o café da manhã, o mel é sempre bem-vindo na dieta de qualquer pessoa. Eu conheci no PR uma empresa cujos produtos me agradaram bastante, a Magel Bee. VIsitando o site deles (www.magel.com.br), descobri que eles aceitam compras em qualquer quantidade, e entregam em todo o Brasil. Fica a dica para os leitores do blog!

Clarice disse...

Valeu Andréa. Um abração.